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Olkin: conforto e design para sair à rua

Olkin: conforto e design para sair à rua

1 Abr, 2022

Nova marca aposta no conforto dos home shoes


Conforto e design são as palavras-chave da Olkin. A marca nasceu pelas mãos de João e José, primos, em tempos de pandemia. Foram as longas horas que passaram juntos em casa do avô que despertaram a vontade de criar um projeto próprio. “Durante o tempo de pandemia, lembrámo-nos desta oportunidade por causa do tempo que passávamos em casa. Costumamos juntar-nos para almoçar em casa do nosso avô, e discutimos a ideia de criar uns sapatos confortáveis para andar por casa, mas que tivesse a aparência de uns para usar na rua”, avança João em entrevista à NiT.

No fundo, a Olkin apresenta mais do que simples pantufas ou chinelos; são produtos de ‘andar por casa’, mas que podem ser orgulhosamente utilizados em frente de convidados, especialmente pelo design. “Não podemos dizer que são uns sapatos todo-o-terreno, mas são bastante propensos a isso, devido à sua forma”, diz João. José Simão acrescenta que “é o sapato de rua que se usa em casa e a pantufa que se usa na rua”.

Na base da marca está um sapato, estilo mocassin, com design cool e mistura de cores. Segundo os fundadores, o conceitod e home shoes é “a espinha dorsal da marca” e está assente em três valores o conforto, a elegância e a lealdade.

Os sapatos são totalmente produzidos em Portugal, com uma componente artesal bastante evidente. Ao nível dos materiais, os modelos são feitos em canva, 100 % algodão, e com forro de pelo sintético, criado com uma fibra chamada pes. “Vamos ter sempre de conseguir um equilíbrio entre a qualidade e um preço acessível, nomeadamente, para não deixar de chegar aos nossos conterrâneos”. Daí a opção da marca não utilizar pelo verdadeiro.

Aposta no online
“As marcas que se lançavam há 20 anos faziam-no primeiro em espaços físicos e depois faziam a transição para o digital, já em 2022, tem de se repensar a forma como nos apresentamos”, explica João Macedo à NiT.

Por isso, além da forte presença online, a marca está presente no Papua Market, no Príncipe Real, em Lisboa. “Papua é um espaço em Lisboa, de onde nós os dois somos, que acaba por refletir o nosso posicionamento em termos de target, porque zona do Príncipe Real concentra tanto portugueses como estrangeiros”, sublinha João. “Nós queremos ser uma marca portuguesa para o mundo”.

Para o futuro, o sonho da dupla é abrir uma loja em nome próprio. “Queremos ter sempre os pés assentes na terra”, conclui João.

Uma visão solidária
Para cada par vendido, 1€ vai para Just a Change. “A OLKIN quer ser parte ativa na construção de um futuro melhor. Um futuro em que todos, sem exceção, possam chamar de "lar" a casa onde moram. Para isso, aderimos à causa Just a Change, uma associação sem fins lucrativos dedicada à reabilitação de casas de pessoas em situação de pobreza habitacional”, diz a dupla no site.  

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