APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

OMS diz que são necessárias novas restrições

OMS diz que são necessárias novas restrições

1 Abr, 2021

Europa continua a registar aumento de novos casos


A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que são "necessárias" novas restrições na Europa devido ao crescente número de casos do SARS-CoV-2. Em causa está também o avanço da variante britânica e o aumento da mobilidade na semana da Páscoa.

"A situação na região (Europa) é agora mais preocupante do que vimos em vários meses", disse a diretora regional da OMS para Emergências na Europa, Dorit Nitzan. "Muitos países estão a introduzir novas medidas (de combate à pandemia) que são necessárias e todos devem segui-las tanto quanto possível”.

Dorit considera que existem “riscos associados” ao “aumento da mobilidade” e às reuniões nestes feriados da Páscoa.
Por outro lado, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Henri Kluge, acredita "agora não é hora de relaxar. Não podemos ignorar o perigo. Todos temos que fazer sacrifícios, não podemos permitir que a exaustão nos derrote. Devemos continuar a conter o vírus", disse Hans Kluge. Para combater a situação atual, a “ação rápida” e a implementação de “medidas sociais e de saúde pública” são necessárias até que avance a campanha de vacinação.

A OMS considerou que os encerramentos da vida pública e da atividade económica deveriam ser usados "enquanto a doença exceder a capacidade dos serviços de saúde para cuidar adequadamente dos pacientes e para acelerar a provisão dos sistemas de saúde locais e nacionais".

De acordo com dados divulgados pela OMS, na semana passada foram registados 1,6 milhão de novos casos e quase 24 mil mortes no continente europeu, em comparação com menos de um milhão de há cinco semanas. Um total de 27 países europeus aplicam atualmente restrições de intensidade variável, dos quais 21 impuseram recolher obrigatório. Nas últimas duas semanas, 23 países endureceram as medidas para conter a propagação da pandemia, enquanto 13 abrandaram as restrições.

OMS critica lentidão na vacinação
Em comunicado, a OMS também apelidou de “inaceitavelmente” lento o ritmo da campanha de vacinação na Europa.

“O ritmo lento da vacinação prolonga a pandemia”, lamentou Hans Henri Kluge, sublinhando que o número de novos casos na Europa aumentou fortemente nas últimas cinco semanas. “As vacinas são a nossa melhor saída para a pandemia. Não só funcionam, mas também são muito eficazes na limitação de infeções. No entanto, a aplicação dessas vacinas está a decorrer a uma lentidão inaceitável”, disse o diretor da OMS Europa.

"Precisamos acelerar o processo aumentando a produção, reduzindo as barreiras à entrega da vacina e usando qualquer dose que tivermos em ‘stock’. Atualmente, a situação regional é a mais preocupante que temos observado há vários meses”, disse o responsável da OMS.

Partilhar:

Últimas Notícias