Líder da Pfizer em Portugal acredita que pandemia poderá ficar "resolvida" no próximo ano
Paulo Teixeira, líder da Pfizer em Portugal, em entrevista à VISÃO, admite que a pandemia poderá ser resolvida em 2021.
O diretor geral da farmacêutica em Portugal acredita que os avanços conseguidos nos ensaios clínicos são muito promissores. “A vacina não contém nenhuma componente viva do vírus. Contém informação genética para a produção de uma proteína do vírus (proteína da espícula), que este usa para entrar nas células e se replicar. Quando as pessoas recebem esta vacina, o organismo produz anticorpos contra essa proteína. Assim, mais tarde, quando for exposto ao vírus, o sistema imunitário reconhece e já tem anticorpos para espoletar uma resposta imunitária”.
Nas conversas exploratórias com a Comissão Europeia, previu-se uma compra inicial de 200 milhões de doses, “mais uma opção de compra de mais 100 milhões de doses, a serem fornecidas assim que a vacina tenha provado ser segura e eficaz”.
No entanto, a farmacêutica americana, em parceria com a BioNTecha estima colocar 100 milhões de doses ate ao final do ano.
“Uma das vantagens desta vacina, que precisa apenas de uma fração do DNA, é ser produzida de forma mais rápida. O ciclo de produção é reduzido e, neste caso, é de cerca de uma semana. Mas já estamos a produzir”.