APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Pessoas reais, talento especial

Pessoas reais, talento especial

21 Jan, 2022

Alunos da Academia são modelos por um dia


Os sonhos podem tornar-se realidade, muitas vezes muito mais rápido do que imaginamos e da forma mais imprevisível. A vontade de mostrar o trabalho dos colegas deu o mote para a nova edição do Hot New Talents.

Em 2021, a Direção do CFPIC acolheu em Portugal 150 jovens de São Tomé e Príncipe para estudar e trabalhar na indústria de calçado, em todas as áreas, desde a produção à área administrativa. Jovens com muitos sonhos e uma paixão pela indústria, que aceitaram o desafio de calçar uns novos sapatos e ser a cara do trabalho dos colegas.

Mas o que move estes seis jovens? Quais os seus sonhos? E como foi ser modelo por um dia? Para Elma, foi uma experiência “espetacular”. A estudante é apaixonada por todo o tipo de calçado, mas nutre um especial afeto pelas “botas altas”. Ainda que o calçado esteja nos seus planos mais imediatos, o seu maior sonho é “ser hospedeira de bordo”.

Para Aicizy Marta, “mostrar o trabalho dos meus colegas foi uma experiência fantástica e única”.  Tem vários sonhos por concretizar, e o setor do calçado está na lista. “O meu maior sonho é terminar o curso de Técnica Administrativa, fazer a Licenciatura em Gestão e ter uma empresa de calçado e vestuário”. Mas há um sonho que ainda fala mais alto “gostava de abrir um lar onde possa acolher idosos, crianças e jovens sem lar, ao qual chamaria “Zúntá Món” (no dialeto da minha terra que significa “juntar as mãos”).
Luís Manuel, traz muitos sonhos na bagagem. “Como qualquer profissional, tenho o sonho de conquistar sempre uma promoção no trabalho, ocupar um novo cargo e desempenhar sempre uma função que eu goste. E como não poderia faltar, ser reconhecido na carreira como um profissional de alto desempenho”.

Tópico tem o sonho de “ser modelo”. Por isso, representar o trabalho dos colegas de Design “foi muito importante para mim”. Além de ser modelo, Tópico gostaria de terminar o curso e encontrar um trabalho no indústria. “No universo do calçado o que eu mais gosto são as inspirações e motivações de cada trabalhador na preparação e confeção do calçado”.
 
Para Neiva, outra das alunas fotografadas, na indústria de calçado, o seu local favorito é “estar na máquina de costura. Gosto muito de fazer os sapatos”. Mas ainda que o calçado seja uma área de interesse, o sonho de Neiva é “ser empresária no ramo automóvel”. Além disso, “outro dos meus sonhos era ser modelo”.  

Por último, Bendzer, estudante do curso de modelação, admite que o que mais gosta de fazer na indústria é desenhar calçado. Bendzer tem dois grandes sonhos “fazer uma formação no mundo do calçado e ser modelo”. Por um lado, “sempre sonhei em criar uma marca minha, mas o maior sonho que tenho é ser um bom profissional na área do calçado e ser um bom modelo profissional”.

Hot New Talents

Todos os anos saem do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado dezenas de talentos. Alunos que se preparam para fortalecer uma indústria que conta já com 40 mil trabalhadores.

Do design à produção, da gestão ao departamento comercial, o papel do CFPIC é transversal e tem como objetivo formar a nova geração da indústria de calçado em Portugal. Há muito que o Centro de Formação forma alguns dos mais relevantes designers de calçado em Portugal, ocupando um lugar de destaque na captação técnica e artística destes jovens. Mas não é só. O CFPIC tem sido um parceiro fundamental na formação profissional de trabalhadores e no apoio à indústria de calçado.

Com a Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, como pano de fundo, pelo olhar de Pedro Afonso e styling de Fernando Bastos Pereira seis alunos do CFPIC deram corpo ao trabalho dos colegas. Nesta edição do Hot New Talents, apresentamos o trabalho dos alunos de Design, Ana Ribeiro, Érica Soares, Ruben França, João Dias, Cristina Maruxo, Diana Rodrigues, Andreia Lourenço e Sérgio Conceição, produzidos em parceria com a APIC, no âmbito do projeto PT Leather InDesign, representados por Elma, Neiva, Aicizy, Tópico, Luís Manuel e Bendzer.

Partilhar:

Últimas Notícias