APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

PIB da Zona Euro caiu menos que o previsto

PIB da Zona Euro caiu menos que o previsto

16 Nov, 2020

PIB da zona euro cresceu entre julho e setembro


As economias da zona euro e da União Europeia tiveram, no terceiro trimestre de 2020, as maiores subidas em cadeia desde o início da série de, respetivamente, 12,6% e 11,6%. Portugal cresceu acima da média (13,3%).

De acordo com a estimativa rápida do Eurostat, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu, entre julho e setembro, 12,6% face ao trimestre anterior e recuou 4,4% na comparação com o período homólogo.

O PIB da União europeia (UE), por seu lado, avançou 11,6% face ao período entre abril e junho e recuou 4,3% na comparação com o terceiro trimestre de 2019. De acordo com o Eurostat, em ambas as zonas da maior subida em cadeia desde o início da série temporal, em 1995.

No segundo trimestre, o PIB da zona euro tinha registado quebras históricas - 11,8% na zona euro e de 11,4% na UE – face aos primeiros três meses do ano, devido ao impacto da pandemia da COVID-19.

Portugal registou uma subida em cadeia de 13,3% no PIB, no terceiro trimestre, depois de este ter recuado 13,9% entre abril e junho.

Na comparação homóloga, a economia portuguesa contraiu 5,7% no terceiro trimestre do ano, uma quebra acima das média da zona euro e da UE.

Entre os Estados-membros, a França foi o país cujo PIB mais subiu do segundo para o terceiro trimestre do ano (18,2%), seguida da Espanha (16,7%), da Itália (16,1%) e de Portugal (13,3%).

Partilhar:

Últimas Notícias