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Pitti Uomo excede as expectativas

Pitti Uomo excede as expectativas

1 Fev, 2024

Pitti Uomo recebeu 4700 visitantes


“Excedeu as expectativas”. É este o sentimento comum entre os expositores presentes no último dia da Pitti Uomo, realizada entre 9 e 12 de janeiro na Fortezza da Basso, em Florença. A organização da Pitti Uomo registou mais de 13000 visitantes, dos quais cerca de 4700 estrangeiros.

Entre os dez países mais representados encontram-se a Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Espanha, Turquia, França, Japão, EUA, Suíça e Bélgica. Destacou-se ainda a recuperação dos principais mercados asiáticos.

Relativamente às diferentes proveniências geográficas dos visitantes, é visível um regresso considerável do mercado asiático. Mas, como tendência geral, o atual desempenho positivo do segmento pode ter contribuído para o aumento do interesse pela feira toscana.

A meio do dia 11 de janeiro, o balnaço da organização da feira apontava para um aumento de 4% no número de compradores estrangeiros em relação à edição de janeiro de 2023. O número de visitantes italianos, pelo contrário, regista uma ligeira descida.

Resultados melhores do que o previsto

“Esta edição? Muito melhor do que o esperado.” São as palavras de Antonio Putzollu, vice-presidente da Barret. “Recebemos visitas de compradores japoneses, alguns russos, e muitos italianos e europeus. E muitas reuniões – veremos quantas destas resultarão em encomendas no futuro.”

Remo Paolo Papini está também, “sem dúvida alguma”, satisfeito com a Pitti. “Vimos muita gente e vendemos a novos clientes, mesmo que a feira toscana não seja um local habitual para encomendas.” O co-fundador da Manovie Toscane refere apenas um ponto desanimador relativamente ao Japão – “a taxa de câmbio entre o yen e o euro não é atualmente vantajosa”.

Para Andrea Marozzi “A feira correu bem.” “Estamos satisfeitos, conseguimos alargar a nossa base de clientes, e ficámos contentes com o feedback dos visitantes. Também gostámos de receber algumas encomendas de clientes globais interessados nos nossos produtos.” O responsável comercial da Mirial Heritage sublinha então: “agora, precisamos de transformar o interesse demonstrado por potenciais clientes em encomendas concretas.”

A Ambitious, marca portuguesa de calçado e lifestyle, marcou presença nesta edição da Pitti Uomo, bem como outras marcas nacionais de vestuário e acessórios. "A continuidade da Ambitious numa feira com o prestígio da Pitti Uomo reforça, mais uma vez, o posicionamento e o reconhecimento da nossa marca como um player de destaque no segmento internacional de calçado premium”, avança Pedro Lopes. O responsável comercial da marca de Guimarães admite que “esta participação nos permite não só reforçar a presença no mercado italiano, um dos mais importantes para a Ambitious, mas também apoiar a nossa visão de expansão para novos mercados, nomeadamente nos mercados asiáticos”.

A Pitti Uomo, “enquanto evento multi-categoria de moda masculina, representa um valor acrescentado significativo, oferecendo-nos a oportunidade de alcançar setores e modelos de negócio diferenciados. Esta participação não só promove a nossa aprendizagem enquanto marca, mas também abre caminho para novas relações comerciais e oportunidades de negócios futuros", admite Pedro Lopes.

Para Ana Sousa, da Vandoma, a avaliação da feira é muito positiva. “Estávamos confiantes de que iria ser uma boa feira, uma vez que a edição de janeiro é sempre mais forte do que a edição de junho, mas as nossas expectativas foram superadas”.

A marca de gravatas do Porto vê nesta feira uma grande montra de promoção internacional. “Verificou-se uma grande afluência de compradores, de vários países Espanha, França, Estados Unidos, Reino unido, Suíça, Japão, Iraque, Gana… Normalmente os dias com maior movimento são os dois primeiros, mas, nesta edição, o terceiro também foi muito movimentado”. Além disso, a responsável pela Vandoma admite que “tivemos bons contactos para serem trabalhados no curto prazo, mas também notas de encomenda de novos clientes”.

A próxima edição da feira realiza-se de 11 a 14 de junho de 2024.

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