APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

PME Excelência: dezenas de empresas de calçado distinguidas

PME Excelência: dezenas de empresas de calçado distinguidas

19 Dez, 2022

Mais de 60 empresas de calçado distinguidas


Um total de 3 881 empresas, responsáveis por 123 140 postos de trabalho, foram premiados, a 14 de dezembro, com o estatuto PME Excelência, numa cerimónia de reconhecimento do seu desempenho. A entrega de prémios decorreu na Batalha, e que conta com a presença do Ministro da Economia e dos Secretários de Estado da Economia e do Turismo, Comércio e Serviços.

O Galardão, da autoria do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) premeia as empresas que “demonstraram a sua robustez e resiliência, num exercício marcado por enorme incerteza e que exigiu rápida adaptação e, em simultâneo, gestão prudente”.

No que se refere à distribuição setorial, o Comércio e a Indústria são as atividades com maior representatividade no universo PME Excelência 2021, com 1 159 empresas (29,9%) e 984 empresas (25,4%), respetivamente. Logo a seguir, destacam-se o setor da Construção e Imobiliário (13,9%), com 541 empresas, o dos Serviços (13,8%), com 536 empresas, e o setor do Turismo (12,1%), com 468.

A maioria das PME Excelência 2021 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 3.881 empresas distinguidas, 72,7% (2.820) são pequenas, 21,4% (832) são médias e os restantes 5,9% (229) representam as microempresas.

Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2021 são Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).

O estatuto PME Excelência é uma iniciativa doi IAPMEI que, na sua génese, tem como  objetivo “promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia e do Mar, designadamente das empresas de pequena e média dimensão, com exceção do setor do turismo e das competências de acompanhamento neste âmbito atribuídas à Direção-Geral das Atividades Económicas”.

A APICCAPS felicita as dezenas de empresas da fileira do calçado e artigos de pele que, uma vez mais, foram premiadas com o estatuto PME Excelência.

Partilhar:

Últimas Notícias