APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Portugal já realizou cerca de 1,5 milhão de testes

Portugal já realizou cerca de 1,5 milhão de testes

23 Jul, 2020

Em julho foram realizados 13.670 testes por dia


A meta do milhão e meio está muito próxima de ser alcançada. Portugal já realizou, até à data, 1,48 milhões de testes à COVID-19. De acordo com Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a realização de testes apresenta uma tendência ascendente em julho face a junho. Jamila Madeira anunciou que, em julho, foram realizados em média 13.670 testes por dia.

Devido ao aumento do número de testes realizados, a rede laboratorial passou de 20 para 98 laboratórios em julho, com presença em todo o território nacional. “Este alargamento da capacidade laboratorial tem sido determinante na resposta eficaz à pandemia e será ainda este ano substancialmente reforçada com o novo investimento, conforme previsto no Programa de Estabilização Económica e Social e acomodado no Orçamento Suplementar”, disse Jamila Madeira. A Secretária de Estado anunciou, ainda, que está previsto um reforço para medicina intensiva, recursos humanos, meios de saúde pública e sistemas informáticos, além do aumento do orçamento inicial da saúde para 2020. Esta é “uma opção clara pela robustez e capacidade da resposta do Serviço Nacional de Saúde” face ao desafio da pandemia e da prestação dos outros cuidados de saúde.

Jamila Madeira afirmou, ainda, que o Ministério da Saúde está a trabalhar para salvaguardar o futuro do SNS, quer pela estratégia global do Governo, quer pela apresentação do Plano de Recuperação Económica 2020-2030. A Secretária de Estado destacou, ainda, a criação de um grupo de trabalho coordenado pela Autoridade Central dos Sistemas de Saúde e com a participação das Administrações Regionais de Saúde para elaborar uma proposta de plano plurianual de investimentos.

Esta proposta “deverá também avaliar e propor medidas com vista à gestão eficiente da rede de equipamentos e instalações do SNS e à planificação global e integrada de investimentos em equipamento e instalações nos próximos 10 ano”, estando pronta a tempo da discussão do próximo Orçamento do Estado”.

Partilhar:

Últimas Notícias