No livro "Portuguese Shoes: 10 anos da indústria mais sexy da Europa", o preâmbulo é assinado pelo Presidente da República.
Este setor é um dos exemplos de reinvenção de uma indústria tradicional que muitos diziam estar condenada. Quem investe, produz, trabalha e negoceia no setor português do calçado sabe bem que foi necessário muito esforço e engenho para conseguir dar a volta através, por exemplo, da inovação de processos, tecnologia ou de modelos de negócio, bem como da moda e do design.
Destacaria ainda dois fatores que tornaram possível o sucesso do setor nos últimos anos, medido pelo valor de exportações que, no final de 2017, alcançaram um máximo histórico de 1965 milhões de euros, um aumento de 60% em relação ao início da campanha. O que fez a diferença foi a subida na cadeia de valor, pela qualidade e pelo preço num posicionamento mais alto, e a atitude corajosa dos empresários e gestores deste setor promoverem esta indústria como a mais apelativa ou "sexy" do mundo.
As campanhas foram arrojadas e mostraram ao mundo o que produzimos e fazemos de melhor, com qualidade, inovação, diferenciação. E quem compra sapatos portugueses reconhece e percebeu essa energia nova dos empreendedores portugueses — que a campanha que dura há uma década ajudou a tornar visível.