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Prada fecha 2021 com crescimento de 8% face a 2019

Prada fecha 2021 com crescimento de 8% face a 2019

31 Mar, 2022

Empresa encerrou 2021 com vendas e lucro acima dos níveis pré-pandemia


A empresa italiana do segmento do luxo encerrou o exercício de 2021 com vendas e lucro líquido acima dos níveis pré-pandemia. No total, a receita do grupo subiu 8% em relação a 2019 para 3.365 milhões de euros, mais 41% que em 2020. Os lucros da Prada atingiram no final de 2021 os 294,2 milhões de euros, que comparam com prejuízos de 54,1 milhões de euros no ano anterior.

“Começamos 2022 com força e a nossa estratégia continua a ser a marca, a qualidade do produto e o nosso know-how”, defende Patrizio Bertelli. O CEO do grupo avançou, em comunicado, que “estes resultados deram-nos confiança para atingir os nossos objetivos de médio prazo, apesar da incerteza e do impacto da guerra na Ucrânia na economia mundial”.

Recentemente, a Prada anunciou a suspensão temporária das operações na Rússia. “A nossa principal preocupação é com nossos funcionários e as suas famílias afetadas pela tragédia”, avança a marca. A empresa operava na Rússia com treze lojas, dez Prada e três lojas Miu Miu. As vendas no país representam cerca de 2% da faturação da empresa.

A empresa explicou ainda que a evolução do volume de negócios deve-se ao crescimento das receitas das lojas próprias, que registaram um aumento homólogo de 40%, e à política de venda a preço integral. Já no caso dos espaços multimarcas, as vendas da Prada subiram mais 41%. O online responde por 7% do volume de negócios do grupo, registando um crescimento de 61% em relação a 2020.

No entanto, os dados naos ao tão animadores na Europa e no Japão, os dois mercados onde a Prada não atingiu os níveis pré-pandemia. Na Europa, a receita do ano transato caiu 11% em relação a 2019, enquanto no Japão a queda foi de 17%. Por outro lado, Ásia-Pacífico a receita cresceu 30% e na América aumentou 69%.

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