Savana Calçado vence concurso
A Savana Calçados, SA foi a empresa vencedora do concurso com o projeto “Braille & Sustainability”. A proposta apresentada consistiu na criação de uma bota para crianças invisuais feita à base de materiais sustentáveis, nomeadamente sola à base de algas marinhas, corte feito à base de casca de maçã, forro em bambu, palmilha em cortiça com espuma reciclável e sistema de aperto fácil de calçar e descalçar sem ser necessário o uso de cordões. Para a possibilidade de leitura em Braille na bota foi utilizada a impressão UV. De notar que, este projeto está inserido num dos muitos projetos de cariz social que a empresa desenvolve todos os anos.
Os projetos apresentados pelo Simaca Group e António Abreu Metalomecânica, Lda, em cooperação com o CTCP e o CATIM, foram distinguidos com uma Menção Honrosa, tendo ocupado no pódio o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Em causa estavam projetos alusivos à customização de couro, com recurso a tecnologias de impressão laser, impressão UV e impressão 3D e à criação de uma biqueira para calçado de segurança com material ecológico e 100% reciclável.
Apoiar as empresas dos setores do calçado, marroquinaria e metalomecânica com ferramentas inovadoras, com novas tecnologias digitais, dar oportunidade às empresas para experimentarem os equipamentos, analisar as suas potencialidades, vantagens e desvantagens, enquadramento nos seus modelos de negócio, prestar apoio técnico nas várias temáticas relacionadas com o fabrico digital, são algumas das atividades que pretendem manter nos FabLab.
Manter a integração na rede nacional de FabLabs e expandir à rede internacional, de forma a poderem colaborar com outras entidades, bem como obter competências acrescidas para as equipas técnicas e ampliar a oferta de novas tecnologias, são alguns dos objetivos a que se propõem os responsáveis do CTCP e CATIM.