Os cinco principais produtores mundiais de calçado, respetivamente China, Índia, Vietname, Indonésia e Brasil, registaram perdas muito expressivas em 2023.
A China, o principal player mundial de calçado, produz anualmente 13 mil milhões de pares de calçado (quota na produção de 54%) e exporta 9 mil milhões para países como EUA (1533 milhões de pares exportados em 2022), Filipinas (527 milhões), Japão (473 milhões), Alemanha (299 milhões) e Rússia (278 milhões). Nos primeiros onze meses de 2023, as exportações chinesas de calçado recuaram 13% (dados em USD).
Também a Índia, que tem vindo a consolidar a sua posição no mercado internacional, enfrentou sérias dificuldades…. Em 2022, segundo o World Footwear Yearbook, produziu 2.600 milhões de pares de calçado. Ainda assim, apenas 10% da produção tem como destino os mercados externos como EUA (41 milhões de pares exportados no passado), Reino Unido (19 milhões), Alemanha (19 milhões), França (11 milhões) e Itália (8 milhões exportados). Até novembro, assinala-se um recuo de 17% das exportações indianas de calçado.
Já o terceiro produtor mundial de calçado, o Vietname (1 500 milhões de pares de calçado produzidos em 2022, de acordo com o World Footwear Yearbook), exporta a quase totalidade da produção. EUA (655 milhões de pares), Alemanha (128 milhões), China (98 milhões), Bélgica (84 milhões) e Japão (80 milhões) são os parceiros comerciais de referência. Nos primeiros onze meses de 2023, as exportações de calçado recuaram 17%.
A Indonésia, por sua vez, produz mais de 1.026 milhões de pares de calçado anualmente. Cerca de metade destinam-se às principais praças mundiais. EUA (195 milhões de pares exportados em 2022), China (53 milhões), Bélgica (52 milhões), Alemanha (46 milhões) e Coreia do Sul (17 milhões de pares) são os principais destinatários. Em 2023 registou a maior quebra entre todos os principais players asiáticos: menos 20% até setembro.
Tem o prazer se afirmar como um produtor de referência à escala internacional. Em 2023, dados até novembro, sugerem uma perda de 14%. Dos últimos dados conhecidos, o Brasil produzia 849 milhões de pares de calçado, dos quais 142 milhões tinham como destino os mercados internacionais como EUA (19 milhões de pares), Argentina (16 milhões) e França (7 milhões).
Efeitos colaterais da pandemia e abrandamento económico internacionais estão na base das preocupações de todos estes players.