APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Projeto português é finalista dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022

Projeto português é finalista dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022

9 Mai, 2022

Novo projeto quer dar uma nova vida aos brinquedos


O projeto português REPLAY é um dos finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria "Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”. Financiado pelo Novo Banco, este projeto é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal e, ao longo de 2021, foi desenvolvida a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, tendo em vista ao fim da deposição em aterro, e o máximo aproveitamento de todos os materiais. Esta iniciativa contou ainda a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. Para conquistar o prémio, este projeto precisa dos votos do público até dia 16 de maio. (votação aqui)

Em paralelo com o voto do público, os finalistas serão também avaliados por um painel de júri. Cada projeto vencedor receberá um prémio de 30 mil euros. A Agência Nacional de Inovação (ANI) acompanha (no âmbito da rede PERIN) a Nova Bauhaus Europeia, promovendo-a junto das entidades nacionais e apoiando a sua participação nesta iniciativa.

O projeto REPLAY
Assente nos conceitos da economia circular, o projeto REPLAY quer incentivar a discussão pública e política, em Portugal, sobre a falta de solução para de reciclagem de para tantos objetos plásticos como os brinquedos e, acima de tudo, propor soluções concretas. O projeto piloto começou com a participação da comunidade. As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.

Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

Prémios Nova Bauhaus Europeia
Os prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) pretendem reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares da NEB: o belo, o sustentável e o inclusivo.

A Nova Bauhaus Europeia foi lançada, em setembro de 2020, pela Presidente da Comissão Europeia com o objetivo de trazer os valores da sustentabilidade, estética e inclusão para o Pacto Ecológico Europeu e assim aproximá-lo dos cidadãos e torná-lo uma experiência tangível e positiva para todos, através de conexões entre o mundo da arte e da cultura e o domínio da ciência e da tecnologia.

“É um orgulho para Portugal termos este projeto piloto entre os finalistas dos prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022. Além de introduzir uma solução escalável para um problema ambiental com que a maioria dos países se defrontam, sobretudo numa altura em que o marketing infantil é tão forte, envolve as comunidades, desempenhando, também, um papel importante na educação ambiental. Merece, indiscutivelmente, este reconhecimento internacional e, por isso, apelo ao voto de todos os que querem ver Portugal em destaque neste concurso”, declara Joana Mendonça, presidente da ANI.

Uma botas feitas de brinquedos
Com a borracha encontrada nos brinquedos, essencialmente em rodas de veículos e bonecas, o projeto conseguiu criar um par de galochas!
“Desafiamos a empresa portuguesa PROCALÇADO, que há quase 50 anos arrancou com a For Ever produzindo solas e calçado injetado para algumas das principais marcas europeias do setor. A PROCALÇADO em 2008 iniciou o caminho da criação de marcas próprias através da WOCK, no segmento de calçado profissional e mais tarde a LEMON JELLY para o segmento moda. Sempre com a economia circular presente no dia-a-dia de todos os projetos”, pode ler-se no site do projeto

A empresa aceitou o desafio e desenvolveu um par de galochas. “Aceitaram o desafio (muito obrigada!), e o resultado foi esta maravilha!!! Não é emocionante o que conseguimos alcançar quando unimos forças? Só de pensar que toda esta borracha iria normalmente parar a aterro…”.

Partilhar:

Últimas Notícias