APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

PRR demora a arrancar

PRR demora a arrancar

20 Mai, 2022

A execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR ) está a demorar a arrancar e, em 2021 ficou muito aquém do anunciado.


De acordo com o Conselho das Finanças Públicas, num relatório sobre o défice de 2021, no primeiro ano de vigência foram gastos apenas 90 milhões no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este valor compara com os 500 milhões de euros orçamentados e com os 2,2 mil milhões que o país recebeu em pré-financiamento.

Este desvio pode ser explicado “pelo facto de algumas entidades apenas terem recebido as verbas ao abrigo do PRR na parte final do ano, o que impossibilitou a aplicação das mesmas em despesa prevista no plano”, avança o relatório.

Ainda segundo estes dados, recolhidos junto do Instituto Nacional de Estatística (INE), a maior fatia do dinheiro executado foi para investimento público, seguido de “outra despesa de capital”. Neste último destino, o dinheiro foi sobretudo gasto em “ajudas ao investimento às famílias através do Programa Edifícios Mais Sustentáveis”.

Mais de um quarto do dinheiro do PRR foi ainda para “despesa corrente primária”, já o “consumo intermédio registou o menor montante de execução relativo a este plano”.

 

Partilhar:

Últimas Notícias