APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Quem é o consumidor pós-pandemia?

Quem é o consumidor pós-pandemia?

31 Mar, 2022

Resultados do estudo "Conhecer os desafios ajuda a encontrar o caminho?"


“O novo consumidor nascido da pandemia habituou-se à incerteza e a viver com o risco. Após dois anos de instabilidade social e económica provocada pela pandemia, os consumidores habituaram-se a viver com a incerteza e a disrupção dos novos tempos”. São estas algumas das conclusões da segunda parte da 3.ª edição do estudo “Conhecer os desafios ajuda a encontrar o caminho?”, elaborado pela multinacional EY – Ernest & Young.

De acordo com os dados recolhidos, são três as grandes mudanças que vão ocorrer no consumidor e que vão moldar um novo normal. Primeiro, a experiência de viver esta pandemia durante dois anos mudou a forma como os consumidores pensam e sentem o risco.  Em segundo lugar, os consumidores estão a definir novas prioridades na forma como e quando usam o seu dinheiro e o seu tempo, valorizando mais a qualidade e indicando que querem consumir menos no geral. Assim, 59% dos consumidores está a pensar com mais cuidado sobre como gasta o seu dinheiro e 53% admite ser mais propenso a reparar um bem do que a substituí-lo, se for possível.

Por fim, em terceiro lugar, a pandemia mudou a relação do consumidor com as tecnologias digitais. Tendo em conta estes aspectos, os especialistas da EY prevêem que em 2022 dar-se-á “o regresso da tão aguardada experiência em retalho físico”. No entanto, espera-se que as marcas apostem na criação de experiências mais interactivas, significativas e com impacto, de forma a se aproximarem das pessoas e das suas necessidades e desejos.
Esperar-se, igualmente, mais e melhor no que toca às práticas sustentáveis das marcas. “Os consumidores estão a evitar gastar em produtos e experiências desnecessários, procurando soluções mais circulares e mais amigas do planeta”, diz o estudo.

Além disso, os consumidores querem sentir-se no controlo de todos os aspectos da sua vida, exigindo às marcas maior transparência, clareza e flexibilidade para poderem tomar decisões de compra mais informadas. “Na indústria da moda, por exemplo, nota-se uma mudança no mindset dos consumidores, estando estes mais sensíveis a opções circulares, como o aluguer de roupa, os marketplaces de revenda ou as lojas em segunda mão”, avança o estudo.
 

Partilhar:

Últimas Notícias