APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Reino Unido bloqueia Portugal

Reino Unido bloqueia Portugal

6 Jul, 2020

Portugal não é considerado um país seguro para o governo de Boris Johnson


O Reino Unido anunciou a lista de países seguros para viajar. Portugal consta na ‘lista negra’. Por outras palavras, a lista publicada pelo Governo de Londres apresentava um conjunto de “corredores de viagem internacionais” seguros, com destinos turísticos ‘ideais’ que permitam aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso. Nesta fase, Portugal não é considerado um país seguro para o governo de Boris Johnson.

O Ministros dos Negócios Estrangeiros considera a decisão do Reino Unido como “um absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e de confiança recíproca. "Tomamos nota desta decisão do Governo do Reino Unido com muito desapontamento. Seria apenas um absurdo se não tivesse consequências. De facto, é um absurdo que um país como o Reino Unido tenha sete vezes mais casos do que Portugal e 28 vezes mais óbitos relacionados com a covid-19 do que Portugal e imponha quarentena no regresso dos passageiros oriundos de Portugal. Seria apenas um absurdo se não tivesse consequências”, disse Santos Silva em declarações à Lusa.

Augusto Santos Silva garantiu que as autoridades portuguesas não irão tomar qualquer atitude de reciprocidade em relação aos britânicos que residem em Portugal. O ministro espera que o Reino Unido “corrija uma decisão errada rapidamente”. Esta decisão traz “consequências muito graves de natureza económica, mas sobretudo sobre a confiança recíproca que é a base do relacionamento bilateral. Representa um abalo causado numa relação ancestral entre o Reino Unido e Portugal. Não é assim que os países amigos e aliados se relacionam uns com os outros. Transmitimos todas as informações pedidas pelo Reino Unido ao longo das últimas semanas e realizamos todos os contactos aceites com o Reino Unido, a nível técnico, diplomático e político”, frisou.

“Uma coisa é certa: seja qual for o indicador que se utiliza relativamente à pandemia da covid-19, a região do Algarve, em Portugal, é muito mais segura do que a Inglaterra”, assegurou, deixando também palavras aos britânicos que residem em Portugal, ou onde estão ou vão passar as férias de verão.

Já Marcelo Rebelo de Sousa recordou que Portugal apoiou o Reino Unido em situações difíceis. “[O Reino Unido] é o nosso aliado mais antigo, as nossas relações são de muitos séculos e há uma coisa que toda a gente sabe: que na vida das pessoas, como nos países, ora se está no alto, ora se está em baixo. E quando se está em baixo precisa-se dos outros. Quando se está no alto – ou quando se pensa que se está no alto – às vezes esquecem-se os outros”.

O Presidente da República acredita que “mais cedo ou mais tarde, Portugal terá de apoiar o Reino Unido”.


Partilhar:

Últimas Notícias