APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Relocalização da produção na Europa

Relocalização da produção na Europa

8 Abr, 2020

Oportunidades para Portugal na nova relocalização da produção


A relocalização da produção nos países europeus parece ser uma realidade. Alicia Garcia-Herrera,  investigadora da Bruegel* acredita que a relocalização da produção será muito importante para Portugal e Espanha. Em entrevista à revista Exame, a economista acredita que vão acontecer duas coisas: “relocalização da produção para a Europa, que pode ser importante para a Portugal e Espanha, e da China para países como o Vietname”.

Alicia Garcia-Herrera acredita que as empresas já há algum tempo que planeiam depender menos da China, especialmente os grupos japoneses, taiwaneses e sul-coreanos. No fundo, esta pandemia só veio acelerar o processo. “A China já estava a perder antes do coronavírus e vai perder ainda mais agora. O risco de excessiva concentração está na cabeça de todos os líderes das grandes empresas”.

A globalização tem tornado mais fácil o movimento de pessoas; a sua  circulação e o comércio livre e com menos barreiras alfandegárias, eram realidades que segundo a economista, desapareceram. “Estamos a caminhar para um mundo de menor movimento de pessoas. Estamos em modo de desglobalização. Ponto final. Não só do comércio, mas também de movimento de pessoas. Não o queremos aceitar, mas já está a acontecer”.

*Bruegel é um think thank europeu especialista em economia

Partilhar:

Últimas Notícias