Roteiro do Conhecimento pelas escolas
A ação enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 e surge num contexto particularmente desafiante para a indústria europeia da moda, que deverá necessitar de cerca de 500 mil novos colaboradores até ao final da década, segundo dados da Comissão Europeia. O diagnóstico é transversal a vários setores e afeta de forma especial países como Espanha, França, Itália e Portugal.
Desde 2024, a APICCAPS tem promovido ações em dezenas escolas localizadas nas principais zonas de concentração da indústria de calçado - Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira - envolvendo cerca de quatro mil alunos.
Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se a alunos do 1.º ciclo, com o objetivo de divulgar o potencial da indústria do calçado, valorizar o território e as atividades locais e potenciar a indústria regional. Posteriormente, o programa foi alargado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos, dando a conhecer o conceito de “fábrica do futuro” e as novas competências exigidas por um setor cada vez mais tecnológico, sustentável e orientado para a inovação.
“À medida que o setor do calçado e dos artigos de pele evolui para novos patamares de excelência, a contratação de profissionais altamente qualificados é uma prioridade”, afirma Luís Onofre, presidente da APICCAPS. O responsável sublinha ainda que persistem estereótipos associados aos setores industriais que importa desmistificar, defendendo um trabalho de proximidade junto das escolas e das comunidades. Destacou, igualmente, o papel decisivo das autarquias nas regiões de forte implantação da indústria do calçado.
Com uma duração inicial de três anos, o “Roteiro do Conhecimento” reforça o compromisso do setor com a formação, a valorização do talento jovem e a preparação da indústria portuguesa para os desafios de 2030.

