Programa Internacionalizar Clusters: Calçado e Moda
Este programa tem como objetivo capacitar as empresas para abordarem mercados de elevado potencial para os seus setores bem como formá-las em temas transversais à competitividade em mercados concorrenciais.
Através de formação prática e interativa, o programa Internacionalizar Clusters: Calçado e Moda contribui para a implementação de planos e ações de internacionalização pelas empresas dos setores do calçado, dos componentes de calçado e dos artigos de pele.
Os conteúdos do programa Internacionalizar Clusters: Calçado e Moda centram-se nos mercados de França, Reino Unido e EUA, bem como nos temas do E-Commerce, Marca, Sustentabilidade, Comunicação em Marketing Digital, Tecnologias Disruptivas e Cadeias de Valor Globais.
Com duração total de 25H, o programa está estruturado em 9 webinars que decorrem de 5 de maio a 14 de julho de 2022 na plataforma de e-learning da Academia AICEP. Os webinars são orientados por especialistas da AICEP, da Academia e das áreas de conhecimento enunciadas.
As inscrições são limitadas a 45 participantes.
Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais,
Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição,
Conselhos práticos
Informações gerais sobre o mercado
Análise setorial
Como abordar o mercado?
Novas formalidades pós-Brexit
Principais tendências e estratégias de abordagem ao mercado
Potencial de mercado, oportunidades de negócios e parcerias locais
Players/segmentos de mercado, tendências de consumo e distribuição
Conselhos práticos
26 de maio de 2022, das 09H30 às 12H30.
Internacionalização via e-commerce
Plataformas e-commerce B2C e B2B
Ferramentas Inteligência Competitiva
Marketing Digital
Alguns exemplos práticos no setor Calçado
2 de junho de 2022, das 09H30 às 11H30.
Reconfiguração das cadeias de valor globais
A sustentabilidade como vantagem competitiva na gestão das cadeias de valor globais
Digitalização das cadeias de abastecimento, logística e armazenamento
23 de junho de 2022, das 09H30 às 12H30.
Desenvolvimento e execução de uma estratégia de internacionalização assente numa lógica de sustentabilidade
Aspetos fundamentais a considerar pelas empresas neste domínio
30 de junho de 2022, das 09H30 às 12H30.
Importância da comunicação (B2B, B2C) na estratégia de internacionalização
Valor acrescentado do investimento em comunicação
Plano de comunicação e gestão de comunicação com stakeholders em mercados globais
Estratégia de comunicação digital nos mercados
- Posicionamento das marcas, proposta de valor, diferenciação e segmentação
- Internacionalização de uma marca
- Utilização das tecnologias disruptivas para o crescimento das exportações
- Destaque para alguns tipos de tecnologias com base em cada um dos setores a abordar