APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Setor do calçado renova contrato coletivo de trabalho

Setor do calçado renova contrato coletivo de trabalho

20 Mar, 2026

Novo contrato coletivo de trabalho


O cluster do calçado e artigos de pele, através da APICCAPS e da FESETE (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal), celebrou um novo contrato coletivo de trabalho que abrange cerca de 40 mil trabalhadores.
 
O acordo prevê uma atualização da massa salarial de 3,1%, depois de já acomodada a atualização do Salário Mínimo Nacional, refletindo assim o esforço de adaptação do setor a um contexto económico exigente, marcado pela pressão sobre os custos e pela necessidade de reforçar a competitividade internacional.
 
Para o presidente da APICCAPS, Luís Onofre, a assinatura deste contrato coletivo representa um instrumento essencial para a estabilidade do setor. “A existência de um contrato coletivo de trabalho é determinante para a regulação e organização da indústria, garantindo previsibilidade às empresas e proteção aos trabalhadores”, afirma.
 
O responsável sublinha ainda que o entendimento alcançado surge num momento particularmente desafiante para a economia nacional e para a indústria exportadora. Ainda assim, considera que o acordo traduz um equilíbrio entre as necessidades das empresas e a valorização dos recursos humanos. “Procurámos reconhecer a evolução do mercado e garantir que os trabalhadores estejam devidamente valorizados, alinhando as condições salariais e profissionais com as exigências contemporâneas da indústria”, acrescenta.
 
Num setor fortemente orientado para a exportação, o novo contrato coletivo é também visto como “um sinal de compromisso social e de coesão, numa altura em que as empresas enfrentam um enquadramento internacional incerto”.

Partilhar:

Últimas Notícias