Empresa de componentes obtém certificação FSC
O que é a certificação FSC?
No setor do calçado, o reconhecido rótulo FSC®, embora seja mais frequentemente associado à embalagem, é também possível aplicar o referencial aos produtores, desde que o produto incorpore uma matéria-prima com origem florestal: é o caso das solas da Solpré, que incorporam borracha natural, nomeadamente o crepe natural.
O FSC foi fundado em 1993, com a missão de promover uma gestão das florestas mundiais que fosse ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável, através da definição e implementação de Princípios e Critérios de Gestão Florestal reconhecidos e respeitados mundialmente.
O referencial FSC-STD 40-004 (norma FSC para certificação de cadeia de custódia), é o referencial usado para as empresas que incorporam no seu produto, matérias-primas com origem na floresta, adquiridas com certificado FSC.
A certificação FSC é obtida após a realização de uma auditoria, por parte de uma entidade acreditada que verifica se a empresa cumpre com os requisitos do referencial normativo. Os principais requisitos são: definição de um sistema de cadeia e custódia; procedimentos de compra de matéria-prima e gestão produtos, registo de vendas; conformidade com a legislação sobre a legalidade da madeira e responsabilidade social.
CTCP apoia as empresas
Para apoiar as empresas na implementação dos requisitos FSC, o CTCP tem uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio.
Para mais informações sobre este assunto contacte-nos. Estamos disponíveis para reunir e esclarecer todas as questões que possam surgir.
Contacto no CTCP: [email protected]