APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Solpré voa alto nos mercados externos

Solpré voa alto nos mercados externos

25 Set, 2023

Empresa de componentes já exporta mais de 35% do total de vendas


Os mercados externos são uma prioridade para a Solpré. A empresa de componentes de Felgueiras já exporta mais de 35% do total de vendas. “Este valor, quando falamos de um componente, que faz parte da indústria auxiliar, é uma meta bastante difícil de alcançar, uma vez que a proximidade à cadeia de abastecimento costuma ser um elemento-chave na decisão das marcas e dos fabricantes”, explica Alexandre Pimenta.

“A exportação direta foi um grande motor do nosso crescimento. Como sabemos, a procura por solas pré-fabricadas em Portugal tem uma percentagem substancialmente inferior às solas injetadas, pelo que nos vimos forçados a recorrer a mercados internacionais, se o nosso propósito era aumentar o nosso volume de negócios”, avança o responsável da Solpré. A “intenção é consolidar a longo prazo essa proporção, para estar pelo menos sempre acima dos 30%”.

A empresa de Felgueiras é especializada na produção de solas pré-fabricadas tendo, no entanto, implementado a produção de outras tipologias de componentes, que lhe permitem responder mais rapidamente às solicitações dos clientes.

Mas o que distingue a empresa num mercado altamente competitivo? “Creio que acima de tudo a consistência. O serviço vertical que prestamos desde os desenvolvimentos até à produção acho que é uma das nossas grandes vantagens competitivas. Na verdade, acho que isso é uma palavra de ordem do mercado português de calçado e queremos ser mais uma referência a esse nível. Esta verticalização que apresentamos transmite um grande nível de exclusividade e confiança, porque internalizamos praticamente todas operações que dizem respeito à fabricação de solas”, avança o responsável da Solpré.

Alexandre Pimenta olha para os mercados “com alguma apreensão. A verdade é que o ano de 2022 foi bastante atípico, e todas as variáveis conjunturais, que não necessitam ser repetidas, contribuíram para um forte abrandamento dos principais mercados em que o calçado português atua. Claro que é muito importante segmentarmos o tipo de cliente, para uma melhor perceção do tipo de artigo mais afetado”.

“No nosso caso específico, sentimos uma ligeira quebra relativamente ao período homólogo, mas mais concretamente no segmento em que trabalhamos temos assistido a uma reação positiva por parte de alguns mercados, que esperamos que se mantenha constante”.

A Solpré participará, pela primeira vez, na próxima edição da Lineapelle, “acima de tudo para reforçar a nossa imagem e a nossa posição nos mercados que já trabalhamos. Felizmente temos alguns dos principais grupos mundiais de calçado como parceiros e consideramos importante termos essa visibilidade, mas principalmente para apoiarmos os fabricantes portugueses, que pelas mais diversas razões, nem sempre têm o tempo necessário para analisarem a proposta de valor de empresas como a Solpré, e essa creio que é a grande utilidade deste tipo de feiras”.

Nova certificação ambiental
E porque a sustentabilidade é uma das traves-mestras da empresa, a Solpré acaba de conquistar a certificação Global Recycled Standard (GRS 4.0), validando assim o compromisso com a economia circular e materiais reciclados. Já certificada em 2005 pela norma NP EN 9001:2000, em 2021 a empresa também certificou o seu sistema de gestão ambiental (NP EN ISO 14001:2015) e, em 2022, alcançou a certificação FSC®.

A certificação GRS 4.0 é uma norma globalmente reconhecida que avalia a conformidade das empresas em relação à produção, rastreabilidade e autenticidade de produtos feitos com materiais reciclados. Para obtê-la, a Solpré passou por um rigoroso processo de avaliação do cumprimento dos exigentes requisitos da norma, contando com o apoio técnico do CTCP.

A empresa de Felgueiras conta com 35 anos de experiência na produção de solas para calçado e está, cada vez mais, comprometida com a sustentabilidade. Esta nova certificação é a prova disso e evidencia o compromisso da Solpré com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente, alinhando-se às políticas globais de gestão ambiental.

Se por um lado, com esta certificação a empresa fortalece a confiança do consumidor, uma vez que os clientes estão cada vez mais preocupados com a origem e o impacto ambiental dos produtos que compram, por outro pode abrir portas para novos mercados e parcerias, uma vez que muitas empresas e organizações procuram, cada vez mais, fornecedores que estejam alinhados com práticas mais sustentáveis.

A empresa está, desta forma, a contribuir ativamente para uma economia mais circular, reduzindo o desperdício de recursos e minimizando o impacto ambiental dos seus produtos. Este tipo de iniciativas não só beneficiam as empresas, mas também o planeta como um todo.

Criada em 1988, a Solpré está sediada em Felgueiras e conta com cerca de oitenta colaboradores que se dedicam à produção de solas pré-fabricadas e injetadas.

Partilhar:

Últimas Notícias