APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

TAP: a caminho da nacionalização?

TAP: a caminho da nacionalização?

2 Jul, 2020

Acordo entre privados e Governo?


A nacionalização da TAP continua a ser uma incógnita e só no final da tarde de hoje, no Conselho de Ministros, é que a resposta final sobre os destinos da companhia será conhecida.

Ainda que ontem a nacionalização fosse a opção mais provável, nas últimas horas um possível acordo entre Governo e os acionistas privados da TAP poderá travar a nacionalização da companhia aérea.

De acordo com a TSF,  há uma grande vontade do Governo de evitar a nacionalização da companhia aérea. Por outro lado, o Jornal ECO dá nota que de o Governo e a AZUL terão chegado a um acordo de princípio, uma vez que a empresa de David Neeleman terá abdicado da exigência do Executivo que determina a extinção do direito de converter 90 milhões de euros de um empréstimo feito à TAP em capital social.

Durante as comemorações da reabertura da fronteira luso-espanhola, António Costa garantiu que a solução estará próxima. "Estou certo de que, se não hoje, no limite, nos próximos dias, teremos uma solução final. Mas, se tivesse de apostar, eu diria que hoje será o dia da solução para a TAP, e espero que negociada e por acordo com os nossos sócios privados, e não propriamente com um ato de imposição do Estado. Se for necessário, cá estaremos para isso. Espero que não seja necessário".

Esta semana, o Estado Português apresentou as condições para um empréstimo de até 1.200 milhões de euros à TAP, proposta que foi chumbada pelo Conselho de Administração, com abstenção dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa.

A concretizar-se, este acordo fará com que David Neeleman venda a sua posição na Atlantic Gateway por 55 milhões de euros ao Estado. A participação social e os direitos económicos do empresário - de 85% - serão transferidos para Humberto Pedrosa.

Partilhar:

Últimas Notícias