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Trofal dá nova vida à marca Elite

Trofal dá nova vida à marca Elite

2 Jul, 2024

Elite: três décadas de qualidade


Esta história começa em França, em 1990, com a criação da marca de calçado Elite. Mas é em Portugal que o final feliz se concretiza.

Um ano depois da criação, a Elite começou a ser fabricada em Portugal. Na entrada no novo milénio, com uma reestruturação na administração, a marca foi adquirida pela empresa que inicialmente a começou a produzir: a Trofal. Fundada por Luís Couto e atualmente nas mãos das filhas Filipa e Sofia Couto, que pertencem à 5.ª geração à frente dos destinos da empresa, a Trofal é uma referência na produção de calçado. E, agora, dá agora uma nova vida à Elite.

“A Elite é uma marca de aventura, com artigos desportivos, náuticos, de equitação, caça, country e casual. É uma marca vintage e conta inclusive com um clube de fãs”, explica Filipa Couto. “São utilizadas matérias-primas o mais naturais possível, isentas de químicos nocivos, materiais reciclados, colas à base de água, fios naturais e couros de curtimenta lenta”, revela Filipa e Sofia Couto em conversa com a VERSA.

Qualidade, resistência e durabilidade são os principais atributos da marca, que estão alinhados com uma escolha criteriosa de materiais mais sustentáveis e que respeitam a economia circular. “A maioria dos artigos é produzida por artesãos altamente especializados no processo de fabrico ‘Goodyear Welted’, processo mais moroso e que confere ao calçado a melhor qualidade, conforto e durabilidade”, explicam as irmãs Couto.

E, tal como acontece com a maioria das marcas, a Elite conta com um modelo icónico na coleção: a bota Trappeur. Para comemorar os 100 mil pares produzidos deste modelo clássico foi construído um representativo do mesmo em ponto grande à entrada da sede da empresa.  Nos dias de hoje, esta bota ainda continua a ser vendida.

A marca é dirigida “a todos aqueles que procuram um calçado intemporal feito a partir de materiais de qualidade e também para consumidores conscientes e com preocupações ambientais”.  

O universo feminino
Agora, em 2024, a Elite apresenta uma nova imagem renovada, sem nunca perder o know-how acumulado ao longo de mais de 30 anos. "Decidimos apostar em artigos femininos mais trendy e cool atendendo às necessidades atuais do consumidor feminino, que procura aliar o conforto ao estilo”, explicam as irmãs.

A marca disponibiliza, assim, sapatos clássicos, mocassins e botas, e está prevista ainda uma linha de chinelos “As cores mais primaveris e veraneantes e a seleção de materiais mais leves são as estrelas desta coleção cápsula, mantendo o conforto excecional e a qualidade que nos caracteriza”.
A Elite tem como objetivo refrescar a sua oferta e simultaneamente “fortalecer o seu posicionamento no mercado, sem nunca esquecer o foco principal da marca: a durabilidade e reparabilidade do calçado produzido.  O uso de técnicas de fabricação como a construção ‘Goodyear Welted’ garante aos modelos uma elevada resistência, durabilidade e permite uma fácil reparação, aumentando o tempo de vida do calçado. Chegam-nos botas com 30 anos apenas para reparar o solado”, explicam Filipa e Sofia.

“O foco da Elite é continuar centrada em produtos intemporais e versáteis que permanecem elegantes e funcionais ao longo do tempo. Ao mesmo tempo aumentar o leque de oferta trendy para mulher, sempre centralizado na qualidade, conforto e interesse dos nossos consumidores”, concluem.  


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