APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

UE compra mais 50 milhões de doses da Pfizer

 UE compra mais 50 milhões de doses da Pfizer

15 Abr, 2021

Após problemas com a vacina J&J, União Europeia avança com compra da Pfizer


A Comissão Europeia anunciou ontem a aquisição adicional de 50 milhões de doses de vacinas anti-covid da BioNTech/Pfizer, totalizando para 250 milhões o total de doses para entrega. Esta decisão surge na sequência dos problemas com a vacina da Johnson & Johnson (J&J).

"Como podemos ver com o anúncio feito ontem [terça-feira] da Johnson & Johnson, há ainda muitos fatores que podem perturbar os prazos de entrega previstos de vacinas e, por conseguinte, é importante agir rapidamente para antecipar e ajustar sempre que for possível", confirmou a presidente da Comissão Europeia.


Ursula von der Leyen anunciou que, "mais uma vez", o executivo comunitário "chegou a acordo com a BioNTech/Pfizer para acelerar a entrega de vacinas, num total de 50 milhões de doses adicionais que serão entregues no segundo trimestre, com início em abril".


"Essas 50 milhões de doses foram inicialmente previstas para entrega no quarto trimestre de 2021 e estarão agora disponíveis no segundo trimestre, o que eleva o total das doses entregues pela BioNTech-Pfizer para 250 milhões de doses" entre abril e junho.


De acordo com Ursula von der Leyen, "estas doses serão distribuídas proporcionalmente à população entre todos os Estados-membros, o que ajudará substancialmente a consolidar o desenvolvimento das campanhas de vacinação".


"Quero agradecer à BioNTech/Pfizer, que provou ser um parceiro de confiança [porque] cumpriu os seus compromissos e responde às nossas necessidades, para o benefício imediato dos cidadãos da UE", adiantou a responsável.


Campanha de Vacinação na União Europeia
A campanha de vacinação da UE tem sido marcada por grandes atrasos. Por um lado, na entrega de vacinas por parte da AstraZeneca, por outro pelos efeitos secundários do fármaco, que têm sido ligados a casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos.
Para complicar a situação, juntaram-se atrasos na chegada à UE da vacina do grupo Johnson & Johnson, após as autoridades de saúde dos Estados Unidos terem recomendado na terça-feira uma pausa na administração do fármaco para investigar relatos de coágulos sanguíneos.
Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Pfizer/BioNTech, Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen.


UE atinge as 100 milhões de doses de vacinas administradas
A União Europeia (UE) atingiu esta semana as 100 milhões de doses de vacinas administradas contra a covid-19 pelos países europeus, num total de mais de 126 milhões de doses recebidas, equivalendo a 7,5% dos adultos europeus totalmente inoculados.
“A boa notícia é que a vacinação está a ganhar velocidade em todos os Estados-membros da UE, que receberam mais de 126 milhões de doses de vacinas”, disse Ursula von der Leyen,.
“Tenho o prazer de anunciar que hoje atingimos as 100 milhões de vacinas [administradas] na UE, um marco de que nos podemos orgulhar. E, destes 100 milhões de vacinações, mais de um quarto já equivale à segunda dose, o que significa que temos agora mais de 27 milhões de europeus totalmente vacinados”, acrescentou a responsável.










Partilhar:

Últimas Notícias