APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Vacina: quem toma e quando?

Vacina: quem toma e quando?

19 Nov, 2020

Em dezembro serão conhecidos mais detalhes


A Ministra da Saúde anunciou ontem que em dezembro serão conhecidos os grupos prioritários a serem vacinados contra a COVID-19, cuja vacina poderá chegar em janeiro.

Marta Temido garantiu que existem, ainda, muitas decisões a serem tomadas: “como armazenar as vacinas, onde será feita a toma e quem serão os primeiros a ser vacinados são algumas das decisões em cima da mesa que deverão ser tornadas públicas no início de dezembro".

Para já, “há a possibilidade de uma das primeiras vacinas estar calendarizada para chegar em janeiro”. Marta Temido referiu, ainda, que o processo está a ser desenvolvido pela Comissão Europeia, com o objetivo de conseguir que “os cidadãos tenham acesso a vacinas seguras e eficazes, em tempo igual para todos e a preços comportáveis”.

A cada país cabe a tarefa de operacionalizar a toma e definir quais serão os grupos prioritários. Em Portugal, o plano será conhecido em breve: “Os organismos técnicos estão a trabalhar com resguardo, com tranquilidade, e apresentarão publicamente o planeamento num prazo relativamente curto, no início do mês de dezembro, o mais tardar”.

A ideia é conseguir uma “administração rápida da vacina” assim que esteja disponível: “Estamos a preparar para caso a vacina chegue em janeiro, a resposta seja efetiva”.

Quanto à vacina escolhida, Marta Temido lembrou que essa é uma decisão que ainda não está tomada e que dependerá de inúmeros fatores (condições de segurança, eficácia e transparência associadas ao processo).

Marta Temido admitiu que este é um trabalho complexo que obriga a desenhar vários cenários, uma vez que as eventuais vacinas apresentam características diferentes. “Temos ainda informação relativamente limitada sobre as indicações de cada uma das potenciais vacinas que vão surgir no mercado e por isso estamos a trabalhar num cenário de incerteza”.
“O que queremos que aconteça e que o país esteja preparado para assegurar o armazenamento, a distribuição e a administração segura”.



Partilhar:

Últimas Notícias