APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Vapesol abre nova unidade industrial de EVA

Vapesol abre nova unidade industrial de EVA

20 Abr, 2022

Empresa de Felgueiras abre nova unidade industrial


A Vapesol vai abrir uma nova unidade industrial dedicada à produção de solas em EVA. O investimento, que rondou os 2 milhões de euros, permitiu criar uma unidade industrial exclusivamente dedicada à produção de solas desta tipologia, uma exigência cada vez maior dos clientes. No total, a nova unidade - que conta com 44 postos de produção - criou cerca de 50 novos postos de trabalho, que permitem à empresa produzir aproximadamente 4000 pares de solas por dia, o que representa uma capacidade de produção de 1 milhão de pares de solas EVA por ano.

O Jornal da APICCAPS falou com Décio Pereira, responsável pela empresa, para conhecer estes e novos projetos da Vapesol.

A Vapesol tem investido de forma continuada na empresa. Que investimentos fez a empresa nos últimos anos?
A Vapesol nos últimos cinco anos fez um investimento de vários milhões de euros nas áreas da Tecnologia & Inovação, Certificação, Sustentabilidade e no setor produtivo, com aquisição de novas máquinas.

Por exemplo fizemos um investimento em 10 máquinas equipadas com a melhor tecnologia para a injeção de solas TR/TPU tricolor. Outra grande aposta foi a reformulação de todo o nosso setor de amostras onde todos os equipamentos de injeção e acabamento estão dotados com a tecnologia mais avançada do mundo, desta forma conseguimos garantir aos nossos clientes amostras no prazo de 48h.

Mais o maior investimento foi feito na unidade de produção de solas EVA; um dos nossos maiores focos para o futuro.  Posso, mesmo, afirmar que neste momento a Vapesol é a empresa de solas mais avançada tecnologicamente para a produção de solas de TR, TPU e EVA.

A mais recente aposta é uma nova unidade industrial dedicada à produção de solas em EVA.  Como surgiu o projeto?
Nós últimos anos temos verificado um grande aumento da procura das solas EVA por parte dos nossos clientes. Quando começou a pandemia, que ainda hoje nos afeta, decidimos que teríamos de avançar para uma diversificação do nosso leque de produtos. O Eva é o material de solas ‘da moda’, as grandes marcas a nível mundial estão a utilizar cada vez mais este tipo de para o desenvolvimento das suas coleções de calçado. O projeto da nossa unidade industrial de EVA ficou praticamente concluído em fevereiro de 2022.

Nesta nova unidade de produção de solas EVA, a Vapesol fez um investimento 2 milhões de euros. No total foram criados 44 postos de produção, que nos permitem fazer aproximadamente 4000 pares dia, o que dá uma capacidade de produção de 1 milhão de pares de solas EVA por ano. Somos a empresa com a maior capacidade de resposta na produção de solas EVA.

Que nova solução pretende apresentar ao mercado com esta nova unidade?
Solas em Eva nas suas mais diversas variantes, queremos inovar neste setor. O nosso foco principal é o Eva tradicional com expansão 1.4, que trabalhamos para o mercado com a nossa marca VP GravityFree. Contudo, estamos já com imensas produções de chinelos e calçado inteiro em EVA para marcas de referência a nível mundial.

Produzimos igualmente placa de EVA para pré-fabricados. O nosso maior foco é para aquele que é considerado o material mais nobre do mercado atualmente. Trata-se de uma mistura de Eva com Borracha que permite produzir a designada borracha ligeira.

A Vapesol tem vindo a ter cada vez mais sucesso na produção de solas com mistura de Eva com Borracha e para o efeito criamos e registamos a nossa marca VP LightRUBBER. Também neste material desenvolvemos, fruto da cada vez maior procura por parte dos clientes de materiais sustentáveis, o EVA GREEN e somos a primeira empresa a nível mundial a fazer reincorporação de EVA, resultante dos desperdícios, novamente em solas e para o qual estamos já a trabalhar para obter a certificação RCS.


O EVA tem sido uma solução cada vez mais procurada pelos clientes? Porquê? Quais as características deste produto?
A primeira e principal caraterística é a LEVEZA. Associado a isto, a flexibilidade, o conforto e aspeto nobre, fazem do EVA o material com maior potencial de crescimento para os próximos anos, na produção de solas para calçado. A Vapesol está focada em garantir aos nossos clientes a melhor qualidade e rapidez na produção de solas em EVA.
 

Partilhar:

Últimas Notícias