APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Vapesol avança com reciclagem EVA

Vapesol avança com reciclagem EVA

24 Set, 2020

Empresa de componentes avança com reciclagem de EVA


A Vapesol é pioneira na reconversão do processo de expansão de EVA, através de um processo de reciclagem. Nesta primeira fase, a empresa consegue reutilizar até 15% de EVA reciclado, mas o objetivo é chegar aos 50%.

A Vapesol já produz este tipo de material (EVA) há cerca de dois anos, depois de Um investimento de meio milhão de euros. No entanto, há muito que a empresa tem dificuldades em  dar destino aos “desperdícios da produção”. Para o responsável pela Vapesol “em causa está uma borracha que detém caraterísticas específicas com mais valias reconhecidas ao nível da leveza e do conforto. É o material mais leve que existe no mercado para produzir solas para calçado”. No entanto, continua Décio Pereira, “depois de sofrer um processo de expansão, normalmente de 40%, este material enfrenta a dificuldade de vir a ser reciclado [e por isso reutilizado na produção de solas]”.

A empresa, que anteriormente vendia o material a preço reduzido, encontrou agora uma forma de lhe dar uma segunda vida.  “Em meados de 2019, lançamos o desafio ao PIEP, no sentido de se poder fazer algo que permitisse reintroduzir os desperdícios do material EVA de novo no processo produtivo”, explica Décio Pereira em entrevista à Rádio Vizela. O estudo foi feito em parceria com o PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho).

As primeiras conclusões já apareceram: já é possível reutilizar os desperdícios em 15%. “O que já é uma grande vitória, porque estamos a falar de algo que nunca foi feito. Acreditamos que até ao final do ano vamos conseguir chegar ao objetivo a que nos propusemos, ou seja, atingir uma reincorporação até 50%”.

Mas não é so o ambiente que fica a ganhar. Também em termos financeiros, esta descoberta traz muitos benefícios para a empresa de felguueiras. Em termos económicos representa muito. Estamos a falar de cerca de 30 a 40 toneladas por ano de EVA que até agora teríamos de dar ou vender a um preço baixo. Ou seja, [a possibilidade de reciclagem] representará para a Vapesol uma grande vantagem competitiva em termos económicos.

As primeiras solas com reincorporação de EVA Reciclado já foram apresentadas em Milão, na Lineapelle.


Partilhar:

Últimas Notícias