Dia 28 de outubro, pelas 16h00
A sessão contará com a participação do Delegado da AICEP em Toronto, Raul Travado, bem como com a participação especial de David Nagy, Fundador e Presidente da eCommerce Canada. A moderação será feita por Maria João Veiga Gomes, Diretora-Adjunta da Direção de Produto da AICEP.
Esta sessão é patrocinada pelo Banco Millenniumbcp, cuja representação estará a cargo de Diogo Lacerda, Responsável de Trade Finance desta entidade.
Além disso, é um dos países com maior utilização da internet a nível mundial e, de acordo com a agência Statista/EcommerceDB, o Canadá é também o 9º maior mercado mundial para e-commerce, com receitas de US$31 mil milhões em 2020. É de destacar que a pandemia Covid gerou um grande crescimento do comércio online neste país, cujas vendas totais subiram 23% em 2020, apontando as projeções da mesma agência para um crescimento médio anual de 8% nos próximos 3 anos. Estima-se que mais de 27 milhões de canadianos façam atualmente compras online (+ de 70% da população) e tudo indica que este universo de utilizadores vai continuar a crescer. Vão neste sentido os dados mais recentes do Statistics Canada, que indicam um valor de CAD$27.7 mil milhões para as vendas online nos canais retalhistas, no período de janeiro a julho de 2021.
Assim, o mercado canadiano deve ser visto cada vez mais como um mercado de aposta para as empresas portuguesas, quer numa perspetiva de diversificação, quer como uma porta de entrada no espaço económico mais vasto da América do Norte.
Se é certo que a crise pandémica veio abrandar a tendência de crescimento continuado das nossas exportações de bens para o Canadá, as quais em 2020 caíram 9.4%, é de realçar, como tendência muito positiva, o facto de a atividade económica estar agora em franca recuperação e de as nossas exportações estarem de novo a crescer (+29.6% até agosto, Statistics Canada).
“Ecommerce is growing in Canada with no signs of slowing down. Canadians are more comfortable shopping online and know what a best-in-class customer experience looks like. Meeting their needs will help drive customers to shop with you.” (Canada Post, Canadian Online Shopper Study, April 2021)