APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

300ª edição do Jornal da APICCAPS. Uma indústria para contar

300ª edição do Jornal da APICCAPS. Uma indústria para contar

15 Set, 2022

300 edições do Jornal da APICCAPS. Uma história para contar


Corria o ano de 1990 quando a edição nº 0 do APICCAPS Notícias via a luz do dia. Passaram trinta e dois anos e chegamos à 300ª edição de uma publicação que tinha como objetivo, nas palavras do então presidente Basílio de Oliveira “ser mais um instrumento de Comunicação da APICCAPS com os seus associados”.

Durante estes 30 anos, o Jornal da APICCAPS foi uma publicação inovadora pela sua irreverência e originalidade. Durante três décadas, foi uma publicação de referência, com uma importante função de promoção da indústria portuguesa de calçado. Acompanhou décadas de crescimento, de desafios e de novas oportunidades. Viu nascer e crescer marcas, empresas e empresários, acompanhou a promoção comercial da indústria, divulgou o que de melhor se fez na indústria de calçado.

Assistiu, nesse período, a uma verdadeira metamorfose. Em Portugal e no mundo. Desde o Fim da Guerra Fria à Guerra no Golfo. À adesão da China à Organização Mundial de Comércio ou ao Alargamento da União a Leste. Sobreviveu à crise financeira internacional (resultado da falência da Lehman Brothers) e à pandemia. Adaptou-se à era digital, e contou, ao longo de trezentos números,  milhares e milhares de historias de empresas que tiveram de se adaptar à emergência de novos players e concorrentes. Uma indústria que se renovou, conquistou novos públicos e novas geografias – as exportações passaram de 851 milhões de euros em 1990 para 1676 no final do ano passado - mas que enfrenta, hoje como sempre, novos perigos e renovadas ameaças.

“É com enorme prazer que me associo à edição nº 100 do Jornal da APICCAPS (…) o qual desempenha um papel insubstituível na comunicação e na informação das dezenas de mulheres de trabalhadores da indústria de calçado (…) O jornal da APICCAPS poderá contribuir, de forma muito útil, para estes objetvos, continuando a ser um divulgador de boas práticas e da informação indispensáveis a esse caminho”.  As palavras são de Jorge Sampaio, na data Presidente da República, na edição 100 do Jornal da APICCAPS. Também nessa edição, escrevia João Bosco Amaral, então Presidente da Assembleia da República que “uma instituição é também o espelho da forma como comunica e informa os seus parceiros das atividades que promove ou das ações, notícias e matérias de maior relevo do seu sector. Esta é também, aliás, uma das funções de organismos como a APICCAPS, de resto realizada com sucesso assinalável uma vez que a publicação só terá conseguido atingir este número pelo facto de ter sido, entre outras vantagens, do agrado dos que a utilizam como meio de consulta e de actualização (…)

A este elogio somaram-se as palavras de Durão Barroso. “É justo salientar a sua linha editorial consistente, animada do objectivo de informar de forma competente, isenta e com grande qualidade. Para isso, o Jornal da APICCAPS tem um papel de destaque junto dos empresários do sector do calçado”.
A APICCAPS e a indústria de calçado estão de parabéns por terem tido a visão de criar um objecto de comunicação tão ambicioso como este e, mais importante, por o terem mantido e feito crescer de forma tão profissional durante estes 30 anos.

Esta edição conta com a especial contribuição de João Neves, Secretário de Estado da Economia, e dos Presidentes da AICEP, Compete e IAPMEI.

Consulte o Jornal aqui

Por Cláudia Pinto

Partilhar:

Últimas Notícias