APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Portugal em Estado de Calamidade

Portugal em Estado de Calamidade

15 Oct, 2020

António Costa anuncia Estado de Calamidade em Portugal Continental


António Costa anunciou hoje que Portugal vai elevar o estado de contingência para situação calamidade a partir da próxima quinta-feira.

"Em primeiro lugar, elevar o nível de alerta da situação de contingência para o estado de calamidade em todo o território nacional, habilitando assim como a tomar as medidas que se justifiquem sempre que necessário, desde as restrições de circulação a outras medidas que em concreto se venham localmente a considerar", disse o primeiro-ministro.
Serão proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública e os eventos de natureza familiar como casamentos e batizados terão um máximo de 50 participantes. Estas são apenas duas das oito medidas anunciadas por António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros.

"Já ao abrigo do estado de calamidade, a partir das 24:00 de hoje, deixará de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas, entendendo-se também que esta é a limitação que se aplica a outras espaços de uso público de natureza comercial ou na restauração", declarou António Costa.

O primeiro-ministro referiu, ainda, que o Governo também decidiu "limitar os eventos de natureza familiar, como casamentos, batizados e outros, que sejam marcados a partir de hoje, a um máximo de 50 participantes, sendo que todos terão de cumprir as normas de afastamento físico e de proteção individual, como seja o uso de máscara".

Além disso, o chefe de Estado anunciou que o Governo vai apresentar ao parlamento uma proposta para que seja obrigatório o uso de máscara na via pública e a utilização da aplicação STAYAWAY COVID em contexto laboral e escolar.

The latest ones