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AMF de portas abertas à indústria

AMF de portas abertas à indústria

4 Jul, 2022

Ação de Demonstração: AMF apresenta inovações desenvolvidas no âmbito do FAMEST e GREENSHOES4ALL


“A partilha de informação é sempre positiva. Outras empresas, noutros momentos, também nos abriram as portas, por isso quisemos retribuir e abrir também as nossas portas à indústria”. Foi este o mote para a Ação de Demonstração da AMF Safety Shoes. A empresa de Guimarães abriu as portas à indústria para apresentar diversas soluções desenvolvidas no âmbito do projeto FAMEST e GREENSHOES4ALL e que já têm, ou terão, impacto direto no futuro da indústria e do planeta.

“Há muito que queríamos fazer esta ação, mas a pandemia não permitiu que fosse mais cedo. Com os projetos todos que temos achamos que era a altura indicada para abrir as portas a indústria”, disse Albano Fernandes. 


Após uma curta sessão de boas-vindas, realizada por Albano Fernandes, CEO da AMF, Alfredo Jorge (da APICCAPS) e Leandro de Melo (do CTCP), deu-se início à sessão com a apresentação das seis principais inovações desenvolvidas no passado recente. Albano Fernandes apresentou aos cerca de cem participantes os diferentes desenvolvimentos, como o Sistema de RFID de controlo e gestão das matérias-primas e produtos na linha de produção e armazém, que tem como objetivo fazer o acompanhamento completo e transversal da produção de um par de sapatos, desde o momento da sua produção até ao distribuidor final. “Como não queremos ficar por aqui, na próxima fase seremos ainda mais ambiciosos e pretendemos dar a possibilidade dos nossos distribuidores poderem usar esta tecnologia em seu beneficio”, diz Albano Fernandes.

Foi ainda apresentado, o Simulador Planeamento da Máquina de Injeção Direta ao Corte (algoritmo otimizado). A variedade, quantidades e prazos de entrega verificadas nas encomendas dos pares que recorrem a necessidades do planeamento da máquina rotativa de injeção é cada vez maior, elevando a complexidade na elaboração do próprio plano. O plano manual implicava a utilização de um recurso. Assim, “com o sistema desenvolvido o processo passou a ser quase instantâneo e sem erros".

Albano Fernandes apresentou, ainda, o Showroom Virtual 3D TOWORKFOR (virtual experience). Com recurso à mais recente tecnologia de Realidade Virtual 360º, a AMF demonstra com todos os detalhes e pormenores as suas coleções de forma virtual, sem necessidade de ter os modelos físicos, oferecendo uma experiência imersiva 360 aos utilizadores. “Esta tem sido uma grande fonte de atração nos stands em feiras da especialidade", confessa Albano Fernandes

As Palmilhas Ultra Sensorizadas “permite dar um maior conforto ao trabalhador assim como acompanha-lo na realização das suas tarefas monitorizando esses esforços”. Esta nova tecnologia permite “apurar o esforço diário que o trabalhador sofre na sua atividade e prevenir o risco de esforço exagerado, ou mesmo sobre o desequilíbrio que pode estar a ter no desgaste dessincronizado da sola”.

Albano Fernandes apresentou ainda o Customizador Infinity / 3D Bonding. Este customizador inovador usa a tecnologia 3D bonding da AMF e permite ao utilizador final customizar com diversos detalhes o seu próprio sapato de segurança

A Sustentabilidade é outro dos pilares de atuação da empresa. Por isso, Albano Fernandes apresentou o Projeto TOWORKFOR THE PLANET. "A sustentabilidade ambiental sempre foi uma questão essencial na AMF. O projeto TOWORKFOR THE PLANET foi criado para unir todas as ações que temos vindo a desenvolver numa busca contínua pela melhoria dos processos, procedimentos e produtos. Uma ideia que integra parceiros, clientes e fornecedores, desde a escolha dos materiais ao transporte. No final, o objetivo é que a única pegada que deixamos para o ambiente seja a dos nossos pés" afirmou o responsável da empresa.

“Queremos levar este tema sério. Temos pessoas alocadas à área da sustentabilidade e estarmos a criar um compromisso com os nossos clientes, de forma mensurável. Diria que temos dois níveis distintos. Por um lado, enquanto empresa, estamos a definir qual o nosso objetivo para 2025 e para 2030, em várias dimensões: social, ambiental e organizacional. Tudo isto levará ao segundo nível, o produto”, avança Albano Fernandes. “Temos igualmente de pensar no upcling, desde o chão da fábrica até aos sapatos em fim de vida”.

Após a apresentação, Albano Fernandes convidou os participantes a visitar a fábrica e verem em funcionamento os sistemas apresentados.









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