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APICCAPS promove calçado infantil

APICCAPS promove calçado infantil

13 Nov, 2018

É uma campanha cheia de sorrisos, com sabor a rebuçados… e cheia de sonhos em forma de balão. Neste projeto, os protagonistas são… as crianças.



Sob o mote ‘Child’s Play’, a APICCAPS apresenta a nova campanha de promoção do segmento infantil. Os objetivos são claros: aumentar as exportações, conquistar novos clientes e abordar novos mercados.


Esta é a segunda campanha deste (micro) segmento e, pela primeira vez, junta dois setores de atividade: o vestuário e o calçado. “São dois dos setores mais exportadores de Portugal, por isso faz todo o sentido que criemos sinergias em conjunto”, diz Marlene Oliveira, responsável pelo CENIT. Vestuário e calçado juntaram, literalmente, os trapinhos, para esta campanha de promoção que promete percorrer os quatro cantos mundo.

As exportações portuguesas de calçado de criança aumentaram 42% nos últimos cinco anos e ascenderam, no final de 2015, a um total de 125 milhões de euros. O potencial de crescimento é, por isso, muito significativo.

“Portugal exporta, por ano, cinco milhões de pares de calçado de criança. É um segmento muito específico e de grande exigência. Com as capacidades adquiridas pelas empresas portuguesas ao longo de gerações, com uma capacidade de desenvolvimento muito acentuada, poderemos fazer a diferença neste segmento de grande exigência”.

Mas que especificidades tem este setor?
Cristiano Lopes é responsável pela Wolf&Son, a marca que criou com a irmã Marta e que apresenta sapatos iguais para pais e para filhos. Uma empresa de terceira geração, especializada na produção de sapatos masculinos.

Mas fazer sapatos iguais não significa que a forma de produção é idêntica. Produzir sapatos de criança requer algumas preocupações “os pais que calçam os filhos com Wolf&Son estão atentos a pormenores que não existem noutras marcas infantis”.

À exigência da escolha de materiais, junta-se a segurança e o conforto: “escolhemos sempre materiais iguais aos de adulto, mas sempre com a premissa de que devem ser confortáveis, ligeiros e que não sejam de rápido desgaste. Nunca nos podemos esquecer de que estes clientes são muito energéticos”, diz Cristiano.

Para Jorge Fernandes da Savana, o conforto é a palavra de ordem quando se trata de calçado infantil. “É isso que o mercado nos pede. Além de  seguir as tendências de moda de adulto, a exigência hoje em dia está no conforto”. A empresa de Felgueiras tem apostado na introdução da construção Strovel, que torna os sapatos ainda mais confortáveis e flexíveis. “Cada vez mais sentimos que os clientes – neste caso os pais das crianças – procuram sapatos flexíveis, macios e muito cómodos. Portanto é esse o caminho que devemos seguir”.

Para o responsável da empresa, o setor “tem um grande potencial de crescimento nos mercados externos”.

Esta campanha insere-se na estratégia de internacionalização do setor em curso e que se traduz, por um lado, na presença de empresas em cerca de 60 certames profissionais em todo o mundo e, por outro, em ações de comunicação, inseridas na campanha de imagem em curso, com a designação Portuguese Shoes: Designed by the Future.


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