APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado português homenageia Paula Rego

Calçado português homenageia Paula Rego

9 Jun, 2022

Campanha da indústria portuguesa de calçado homenageia Paula Rego


Há 12 anos que a indústria do calçado celebra as artes e a cultura nacional, caminhando a seu lado. Em 2022, a APICCAPS, homenageia oito obras de seis artistas de referência da pintura portuguesa, que simbolizam o que nos distingue como país, civilização e personalidade coletiva. Entre eles, Paula Rego, com as obras A Filha do Polícia e Descanso e Fuga para o Egipto.

Paula Rego, que ontem nos deixou, é um nome incontornável na pintura nacional. A sua história começa bem cedo, embora o reconhecimento internacional só aconteça alguns anos depois. Estudou em Londres, na Slade School of Fine Art entre 1952 e 1956, onde começa a desenvolver a atividade artística.

Nos anos 70, muito influenciada pelas tragédias familiares, nomeadamente a morte do pai e o diagnóstico de doença do marido, transformam a sua obra. Há um regresso à infância, com novos contornos, e uma análise do papel masculino na sociedade portuguesa. 

Nos anos 80 as suas obras apresentam composições ainda mais complexas, envolvendo seres híbridos e animais, numa clara ruptura com o passado. Com a passagem para os anos 90, torna-se a primeira artista associada da National Gallery, em Londres e as histórias ganham vida.

Desde sempre desenvolveu uma linguagem figurativa muito própria. Medo, horror, violação, isolamento, depressão, demonstrados em corpos femininos são alguns dos temas que Paula Rego aborda nas suas pinturas. Recorde-se que a pintora viveu num período onde a figura feminina era reduzida ao papel familiar e pouco mais.

Em Portugal, já apresentou na Fundação Gulbenkian e na Fundação Serralves. Fora de portas, esteve no Tate Britain e no Museu Nacional centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.

Atualmente, a Casa das Histórias Paula Rego dedica-se à promoção da obra da autora e do seu marido Victor Willing. As suas obras são reconhecidas um pouco por todo o mundo.

A Filha do Polícia, 1987, Paula Rego
Paula Rego pintou A Filha do Polícia em 1987, numa série de pinturas que demonstravam as relações familiares disfuncionais, nomeadamente entre pais e filhas. Nesta fase, começa a pintar com modelos reais, especialmente Lila Nunes, que interpretará grande parte das mulheres dos seus quadros.

Na obra, a filha de um polícia limpa a bota do pai. A par com esta obra, Paula Rego pintou A Filha do Soldado e O Cadete e a irmã, em 1988. Esta obra, em particular, foi capa da revista de arte Frieze em setembro de 2021.


Conheça aqui o vídeo campanha

Partilhar:

Últimas Notícias