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Calçado português reforça ações nos EUA

Calçado português reforça ações nos EUA

26 Mai, 2025

Conferência "Navigating global production upheaval"


“Navigating global production upheaval” é o tema conferência promovida pela APICCAPS, no âmbito do projeto FAIST, em parceria com prestigiada revista Vogue, em Nova Iorque, já na próxima semana. Trata-se apenas de uma das muitas iniciativas que a indústria portuguesa de calçado vai promover, nos próximos meses, nos EUA. “Estamos empenhados em continuar a crescer naquele que é o mais importante mercado de calçado do mundo”, considera Luís Onofre.

“Num clima de franca incerteza, estamos a reforçar as nossas iniciativas promocionais”, explicou o Presidente da APICCAPS, “mostrando aos clientes norte-americanos que Portugal é um parceiro de negócios válido, versátil, que tem em curso investimentos muito significativos, seja na área da automação, da robótica ou mesmo sustentabilidade”. “Este é o momento da diplomacia. Nós estamos no mercado para ficar”, sublinhou Luís Onofre.

De acordo com o World Footwear Yearbook, os EUA são o maior mercado mundial de calçado. Anualmente, importam mais de 1.980 milhões de pares de calçado, em valores próximos dos 26 mil milhões de dólares. A China é tradicionalmente o maior fornecedor do mercado, com uma quota próxima dos 60% (o equivalente a 1200 milhões de pares), seguida de Vietname (quota de 23% referente a 461 milhões de pares) e Indonésia (quota de 6% alusivos a 129 milhões de pares em 2023).
 
Para Portugal, os EUA são um mercado estratégico, perfilando-se atualmente como o 6º mercado de destino das suas exportações. Na última década, as vendas portuguesas de calçado para os “states” duplicaram, atingindo valores próximos dos 100 milhões de euros no final de 2024. “Ainda que já exportemos mais de 90% da produção para 170 países, consideramos o mercado norte-americano estratégico e a grande aposta da indústria portuguesa de calçado para a próxima década”, considera o Presidente da APICCAPS.

De acordo com Carlos Moura, Delegado da AICEP em Nova Iorque, “os Estados Unidos são um dos principais mercados para a oferta portuguesa, especialmente numa altura em que Portugal goza de grande popularidade entre os americanos”.
 

Plano alargado
Participação em certames profissionais, realização de missões de compradores, parceria com escolas de moda, presença na semana de Moda de Nova Iorque ou patrocínio a figuras públicas são algumas das iniciativas previstas na segunda metade do ano.

Do ponto de vista estratégico, recordou Luís Onofre, “atendendo que os meios ao nosso dispor não são ilimitados, o esforço de promoção internacional exige uma eficiente aplicação de recursos”. Por esse motivo, no âmbito do Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 selecionamos 145 cidades prioritárias, 30% das quais nos EUA. “Entre as economias avançadas, os EUA são o país que oferece melhores perspetivas”.

Para Carlos Moura “a grande estratégia para conquistar o mercado americano, sofisticado e dos mais competitivos do mundo, passa pela capacidade de investimento e resistência”. O Delegado da AICEP em Nova Iorque defende que, “mesmo em contexto de mudança, o mercado americano continua a ser uma prioridade, apresentando grandes oportunidades para as empresas portuguesas.
 
“O mercado dos Estados Unidos tem-se afirmado como uma prioridade para as empresas portuguesas”, recorda Carlos Moura, que dá como exemplo o setor do calçado: “após vários anos de forte investimento, começa agora a colher os frutos desse esforço”.

 

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