APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Como será a indústria em 2050?

Como será a indústria em 2050?

17 Mar, 2020

Conseguem imaginar a indústria daqui a 30 anos? Como serão produzidos os nossos sapatos e a nossa roupa? De máquinas do futuro a robots, todas as respostas são possíveis na imaginação dos jovens.

O desafio foi lançado aos alunos finalista de Comércio da Escola Secundaria de Felgueiras. No âmbito do projeto Open Your Mind, os estudantes foram desafios a conhecer mais sobre a indústria do calçado e a pensar sobre o futuro do setor. O projeto da comissão europeia tem como objetivo “atrair pessoas, com menos de 30 anos, para que estudem e venham trabalhar em setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado”.

“Em 2050 vai existir uma máquina única capaz de desenhar e produzir os sapatos”. A ideia futurista deste grupo de alunas acabou por vencer o desafio criativo da comissão Europeia. “Além disso, as empresas vão apostar em produtos inovadores e confortáveis, apoiadas pela digitalização e pelos robots”.

“A indústria será controlada por robots. A evolução da robótica levará à supremacia dos robots em detrimento das pessoas.” Esta visão mais fatalista, de um grupo de alunos que acredita que a indústria rapidamente dispensará trabalhadores, contrapõe com a opinião de um grupo que acredita que o futuro passará pela junção destas duas realidades. “A digitalização e a realidade virtual vão tomar conta dos setores, mas as pessoas são necessárias para continuar a manobrar as máquinas. Antigamente tudo era mais lento. Com o avançar dos anos, a tecnologia acabou por dominar o setor. No futuro a economia vai crescer e as máquinas vão dominar grande parte da indústria, mas não toda”.

Outro grupo sugere o desenvolvimento de “uma máquina que tira medidas às pessoas para conseguir uma total personalização da roupa e do calçado”.

No essencial, os alunos concordam que a inteligência artificial e a big data vão dominar o futuro do setor, mas que as profissões ditas “tradicionais” vão continuar a ser necessárias. Personalização, conforto e sustentabilidade serão as palavras de ordem em 2050, pelo menos é na visão destes adultos do futuro.
“O cluster da moda na Europa emprega, atualmente, mais de 2 milhões de pessoas e é, particularmente, relevante. Importa não só preservar postos de trabalho existentes, como atrair uma nova geração capaz”, sublinha a APICCAPS, entidade que integra o Comité de Direção deste projeto. Acresce que dados da própria Comissão Europeia atestam que, até 2030, estes setores necessitarão de 400 mil novos profissionais”, Paulo Gonçalves, Embaixador do projecto europeu, em nome da Associação.

“Open your Mind” é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entrepreneurship and SMEs).

A campanha, inserida no “Projeto de cooperação setorial em skills: carreiras nos setores têxtil / vestuário / couro / calçado” (Blueprint for setoral cooperation on skills: showcasing careers in the textile/clothing/leather/footwear setors), pretende isso mesmo: fazer com que as pessoas que procuram emprego, e sobretudo os jovens, esqueçam os preconceitos e olhem de outra forma para as oportunidades de trabalho nestas áreas.
Alterar a perceção que os jovens têm sobre estas indústrias é importante para a captação de talentos e para a renovação das empresas e das próprias áreas de negócio, que necessitam de “sangue novo” para manterem um elevado nível de inovação e competitividade. 



Partilhar:

Últimas Notícias