Segmento de luxo em crescimento
Os executivos da indústria estão, ainda assim, divididos quanto ao que esperar para 2024, sendo que 26% têm expectativa que as condições melhorem, 37% entendem que se vão manter e 38% acreditam que vão piorar.
“Da intensificação da crise climática ao potencial transformador da inteligência artificial, o State of Fashion 2024 analisa os desafios e oportunidades chave para a indústria mundial da moda no próximo ano. No entanto, os executivos não se devem acomodar. Ao mesmo tempo que devem abordar 2024 com cautela, é crucial continuarem a procurar oportunidades direcionadas para o crescimento e inovação”, sublinhou Imran Amed, Fundador e CEO da Business of Fashion.
Inteligência Artificial avança
Outra das conclusões do afamado The State of Fashion 2024 aponta para que 73% dos executivos da indústria da moda acreditam que a Inteligência Artificial (IA) generativa será uma prioridade no seu negócio, sendo que esta representa 25% do valor potencial na área de design e desenvolvimento de produto. Este ano foi de ascensão para a IA generativa, com uma alavancagem de 14,1 mil milhões de dólares (12,9 mil milhões de euros), apenas no primeiro semestre, em financiamento para startups focadas em IA.
Adicionalmente, de acordo com o relatório da Business of Fashion e McKinsey apenas 12% dos executivos referem a sustentabilidade como uma oportunidade principal para 2024. Para os executivos de topo da indústria da moda há uma série de outros desafios a merecer a atenção no próximo ano.
Já Achim Berg destaca que “a indústria da moda mais uma vez demonstrou uma notável resiliência em 2022. O segmento de luxo, em particular, impulsionou o crescimento através de aumentos de preços, compensando parcialmente as fragilidades de outros segmentos”. O sócio sénior da McKinsey e editor-chefe do estudo acredita que “embora haja muitos desafios pela frente para a indústria mundial da moda no próximo ano, principalmente impulsionados pela volatilidade e incerteza devido aos desenvolvimentos macroeconómicos, esperamos um crescimento global limitado a cerca de 2% a 4%, em 2024. O crescimento global das vendas no segmento de luxo deverá desacelerar para entre 3% a 5% no próximo ano, devido à contenção de gastos dos consumidores após um aumento nas compras pós-pandemia“.