Conheça Joana Esteves da Josefinas
Entrar neste projeto foi uma escolha prioritária? E porquê o setor do calçado?
A entrada neste projeto surgiu fruto das circunstâncias e ainda em contexto universitário, mas acredito que estava destinada a acontecer, pois reuniu a equipa certa no momento certo neste projeto com tanto significado e com um propósito muito vincado.
Como definiria a marca e como se distingue as Josefinas no mercado?
A Josefinas continua a fazer a diferença, palmilhando a sua trajetória de crescimento, revelando-se cada vez mais madura e expressiva. Celebrou 10 anos em 2023. Continua, orgulhosamente, a afirmar-se como uma marca digital portuguesa de calçado e malas de luxo criada com o propósito vincado de inspirar e empoderar mulheres, enquanto celebra e perpetua a herança e o savoire-faire português dos nossos mestres sapateiros e artesãos pelos quatro cantos do mundo.
Quais têm sido os maiores desafios até agora?
Apesar de considerarmos que temos tido um percurso de sucesso, enfrentamos sempre dificuldades. A jornada de internacionalização é difícil, os custos legais de proteção da marca são imensos e dificilmente suportáveis para pequenas marcas. Por ainda sermos uma marca “emergente” e com menos capacidade de investimento, torna-se mais difícil promovê-la em mercados internacionais mais competitivos e ferozes.
Recuando até ao início da nossa jornada, recordamos e partilhamos alguns momentos adversos. A Josefinas foi fundada em 2013, num país em plena crise, onde os sonhos eram uma extravagância, porém sempre soubemos que a missão de inspirar e empoderar mulheres através de calçado e malas de criação artesanal e sustentável, que enaltecem o savoir-faire dos nossos mestres sapateiros e artesãos portugueses, com anos de experiência, know-how e dedicação, tinha de ser disseminada, pois trata-se de um legado que é fundamental continuar a preservar.
Que conselho daria a um jovem que está a começar?
Atualmente, acreditamos que é cada vez mais importante refletir e apostar na construção de um projeto/marca com “pés e cabeça”.
Identificar lacunas e necessidades do mercado e definir claramente uma identidade para a marca/projeto são passos importantes: O que a torna única? Qual é a sua proposta de valor? É crucial que tenha uma narrativa que ressoe com o seu público-alvo.
“O caminho faz-se caminhando.” Só nos cabe dar o primeiro passo e fazer a magia acontecer.