APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Mais de 100 empresas de calçado assumem Compromisso Verde com o Planeta

Mais de 100 empresas de calçado assumem Compromisso Verde com o Planeta

17 Fev, 2023

Empresas comprometem-se a trabalhar e contribuir para as metas definidas pelas Nações Unidas e Europa


O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal tem a ambição de ser uma “referência internacional e reforçar as exportações, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.

Ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Depois de, em 2019, ter lançado o Plano de Ação para a Sustentabilidade, entre 2021 e 2022 aprovou o financiamento pelo PRR do projeto BioShoes4All para alavancar a transição para a economia bio sustentável e circular, em dezembro de 2022 apresentou o Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, no qual a preocupação com a sustentabilidade está subjacente a todas as propostas apresentadas.

Consciente que o cluster precisa de assumir a sustentabilidade como um dos pilares que nos tornará uma referência internacional da indústria, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado convidaram o setor a mobilizar-se e a publicamente assinar um compromisso verde. O primeiro ato público ocorrerá já no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 9h30, no Palácio de Cristal, no Porto, numa cerimónia presidida pelo Comissário Europeu Virginijus Sinkevi?ius.

Em termos práticos, ao assinar o Compromisso Verde as empresas comprometem-se a trabalhar e contribuir para as metas definidas pelas Nações Unidas e Europa de um planeta com saldo nulo de emissões de carbono em 2050 e uma redução para metade em 2030.

“Tratando-se de um tema muito amplo e técnico, torna-se fundamental uma cooperação mobilizadora entre empresas, clientes, entidades e a vidam todas as empresas do cluster a assumirem o Compromisso Verde do Cluster de Calçado”, considera o Presidente da APICCAPS. Luís Onofre. Por esse motivo “todo o cluster do calçado foi convidado e chamado a contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, desenvolvendo e inovando nos produtos e processos, aumentando a sua eficiência global e circularidade, sendo inclusivo e competitivo”.

As empresas do cluster do calçado e artigos de pele serão inicialmente sujeito à “realização de um diagnóstico inicial” que dará, posteriormente, à “definição de um plano de ação individual” que, em função da situação específica de cada empresa, determinará as ações a desenvolver em matérias como o ecodesign, os métodos para a seleção dos materiais, a redução dos desperdícios, a produção e utilização de energias verdes, ou a implementação de novos modelos de negócios que reduzam a utilização de materiais virgens ou reutilizem materiais de fontes renováveis ou recicladas. Ao longo do processo, proceder-se-á ao “apoio à monitorização e à implementação dos planos de ação”.

Para Reinaldo Teixeira, Presidente do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, “os desafios e as oportunidades com que o cluster está confrontado em matéria de sustentabilidade são de grande relevância e complexidade. Se não respondermos de modo adequado, as crescentes exigências regulamentares e a atenção que os consumidores dedicam a este tema podem ser uma séria ameaça para o nosso cluster”.  

A APICCAPS estima que nesta fase inicial mais de 100 empresas, responsáveis por 800 milhões de euros de exportações, subscrevam este “Compromisso Verde”.

Partilhar:

Últimas Notícias