Novo recorde de 24,3 mil milhões de pares produzidos
A produção continua a concentrar-se maioritariamente na Ásia, onde se produzem 9 em cada 10 pares de calçado. Nos últimos 10 anos, o continente asiático reforçou ligeiramente o seu domínio no panorama internacional, aumentando a sua produção mundial em dois pontos percentuais.
Ásia domina exportações
Em 2019, foram exportados 15 mil milhões de pares, o que representa 62% de todo o calçado fabricado. Sem surpresa, a Ásia é o maior exportador, com uma quota mundial de 83,9%. No entanto, a quota das exportações da Ásia diminuiu ligeiramente na última década, à semelhança do sucedido nos restantes continentes, com a excepção da Europa: nos últimos dez anos, a Europa aumentou a sua quota nas exportações globais em 2,6 pontos percentuais.
O valor das exportações de calçado continuou a aumentar em 2019, atingindo um novo recorde de 146 mil milhões de dólares, mais 2% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi impulsionado, maioritariamente, pelos países asiáticos, que aumentaram as suas exportações em 2,8%. Na Europa, a taxa de crescimento foi de 1,2% e, noutras partes do globo, foi ainda mais baixa, ou mesmo negativa.
China: diminuição na participação de mercado
A China esteve na origem de 2 em cada 3 pares de calçado exportados em 2019, mas a quota no mercado tem diminuído de forma sustentada na última década, tendo perdido 7 pontos percentuais desde 2010. Em trajetória oposta, o Vietname dobrou praticamente a sua quota no mercado durante o mesmo período. A Índia e a Turquia têm-se também destacado com desempenhos notáveis no decurso da década.
World Footwear Yearbook
Atualmente na décima edição, o World Footwear Yearbook é um projeto desenvolvido desde 2011, que analisa as tendências mais importantes da indústria de calçado a nível mundial.
Os dados de 2019, agora disponíveis, permitem posicionar os principais atores da indústria em relação à produção, consumo, exportações e importações. A publicação inclui análises detalhadas de 84 mercados e a evolução dos principais atores do setor a nível mundial.
O documento está à venda no site www.worldfootwear.com