APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

A nova vida dos artigos de pele portugueses

A nova vida dos artigos de pele portugueses

26 Jun, 2019

Nova campanha Portuguese Leather Goods


Portugal exporta, por ano, 113 milhões de euros de artigos de pele e marroquinaria. Desde 2010, as vendas ao exterior já aumentaram mais de 250%.

Mas há outros números que impressionam. O emprego aumentou 86% para 1.871 postos de trabalho no final do último ano. Já o número de empresas cresceu 6% para 120. Algumas das novas unidades são projetos de jovens criativos. Como Teresa Bettencourt. A jovem designer de moda estagiou com uma das mais requisitadas criadoras portuguesas da atualidade, Alexandra Moura, mas rapidamente percebeu que a matéria-prima que gostava de moldar era o couro. Assim nasceu a Manjerica, em 2011. Os fundadores da marca nasceram na Ilha Terceira, nos Açores, e o colorido da paisagem deu lugar a uma autêntica tela colorida. Com efeito, para além das arrojadas combinações de cores e contrastes, todas as coleções são inspiradas nas malas dos anos 60. “Os Açores são uma fonte ilimitada de inspiração, de poderosas imagens; o pano de fundo desta história que queremos contar” sublinhou Teresa Bettencourt. “O conforto e leveza, proporcionados por estas memórias, transformam-se na bússola que nos guia para uma expressão autêntica interior neste mundo acelerado em que vivemos. A Manjerica é inspirada na modernidade, mas tem a sua essência no passado”. A fundadora da marca assume outro aspeto igualmente marcante: “é gratificante perceber que cada vez mais jovens estão a investir no setor. Há uma incidência de novas marcas e a tradição portuguesa na área de marroquinaria começa a ser reconhecida no exterior”.

Uma nova abordagem

O setor de artigos de pele e marroquinara reinventou-se. Inspirado na modernidade, tem a sua essência no passado. Esse foi o ponto de partida da nova campanha da APICCAPS, com a designação “Portuguese Leather Goods”, que procura valorizar o saber-fazer de um setor com grande tradição, que abraçou as exigências da atualidade e, neste momento, apresenta um elevado potencial de crescimento.

Partilhar:

Últimas Notícias