APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

América Latina une-se para fazer face à pandemia

América Latina une-se para fazer face à pandemia

5 Mai, 2020

Dez países escreveram uma declaração conjunta


Com o o objetivo de alertar para as preocupações com o futuro, representantes da indústria de calçado de dez países da América Latina subscreveram uma declaração conjunta. Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela expressaram, ainda, um compromisso para com os cuidados de saúde provocados pela pandemia da COVID-19.
 
Os países mostram uma grande preocupação com as consequências da crise na saúde, na sustentabilidade das empresas, no emprego e na cadeia de valor. Nesse sentido, estas entidades colocam-se à disposição dos respetivos governos e autoridades locais para gerar estratégias de reintegração à normalidade e elaborar medidas de defesa comercial para conter a entrada de calçado oriundo do Oriente.
 
Países parados e medo de importações
 
Num dos parágrafos da declaração conjunta, a indústria latino-americana de calçado recorda que “está a cumprir rigorosamente o isolamento preventivo estabelecido pelas autoridades de cada um dos países", pelo que “a produção, distribuição e comercialização de calçado está completamente parada ”.
 
“O apoio que cada Estado atribui para preservar os investimentos, a capacidade produtiva e os empregos do setor, num momento em que apenas as despesas são contabilizadas, é fundamental em todos os nossos países. Enquanto isso, essas políticas internas compensam a falta de receita para os produtores de calçado. Gostaríamos de expressar a nossa preocupação com a capacidade de danos que a produção de calçado no Oriente irá gerar na nossa rede produtiva. ”
 
Estratégia de defesa essencial
 
Essa última consideração baseia-se no recente Relatório Mundial das Perspectivas Económicas do World Monetary International – WEO - sobre as consequências da COVID-19 na economia global, onde foram publicadas projeções sobre a evolução e os diferentes desempenhos de países e regiões. Nesse sentido, os números para a Ásia são muito mais positivos do que para a América Latina.
 
Por esse motivo, a declaração indica que “é essencial avançar no desenvolvimento de medidas transitórias coordenadas ao nível regional, como a aplicação de salvaguardas, dumping e / ou todas as necessárias para mitigar o momento difícil que vamos passar”.


Partilhar:

Últimas Notícias