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APICCAPS apresenta nova estratégia para chegar aos mercados externos

APICCAPS apresenta nova estratégia para chegar aos mercados externos

5 Jun, 2024

Hoje, pelas 15h30, no Museu Nacional Soares dos Reis


Todos os anos são produzidos à escala internacional 24 mil milhões de pares de calçado. Desses, 88% são provenientes da Ásia. Em valor, o setor de calçado valerá 398 mil milhões de dólares. Cerca de 8%desse valor (31,7 mil milhões de dólares) será gerado pelo segmento de calçado de luxo. É precisamente esse que a indústria portuguesa de calçado deverá privilegiar, entende a APICCAPS, que encomendou um estudo – que deverá ser apresentadojá em junho – à EY-Parthenon, consultora internacional que trabalha regularmente com os principais grupos económicos dosetor como Kering ou LVMH.

De acordo com o Gabinete de Estudos da APICCAPS, o preço médio do calçado português aumentou 18% na última década para 27,32 euros o par, enquanto o italiano cresceu 81,2% neste período (para 66,56 euros). “Ainda que o nosso preço médio seja já o 2º mais elevado à escala mundial, entre os principais produtores, estamos ainda aquém do nosso potencial”. “Em Portugal, existem todas as condições para nos afirmarmos nos segmentos de maior valor acrescentado”, destaca o diretor do Gabinete de Estudos da APICCAPS.

No âmbito do estudo em curso, a EY está a avaliar o mercado do setor do calçado de luxo, “de modo a compreender a real dimensão do setor e antecipar como a indústria do calçado se irá comportar no futuro”. De igual modo, estão a ser “identificadas as forças de mudança modeladoras do setor, de forma a compreender as necessidades do mercado”. O objetivo passa por perspetivar “oportunidades de mercado e reforçar o posicionamento de Portugal como referência internacional na indústria”. 

Atualmente, Itália é a principal referência no mercado de calçado de luxo, assegurando 53% da quota de mercado. Entende a EY que “a produção de calçado nestes segmentos é exigente”, havendo, no entanto, oportunidades para a indústria nacional. “Portugal poderá posicionar-se como um player relevante”, considera a EY. Ainda que “as empresas portuguesas estejam em estados de maturidade diferentes, tendo em conta o contexto desafiante que o setor enfrenta, devem considerar produzir para segmentos de cliente de maior valor acrescentado”.

“Negócios de luxo: uma visão para a indústria de calçado” será o ponto de partida da conferência que a APICCAPS organizará, no âmbito do projeto
Bioshoes4all, hoje, pelas 15h30, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

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