Dia 19 de dezembro, pelas 17h00, no Palácio do Freixo, no Porto
“Explorar Novos Caminhos na Indústria de Calçado”. Este será o mote para a conferência que a APICCAPS e o JN promovem a 19 de dezembro próximo, a partir das 17h00, no Palácio do Freixo.
Todos os anos são produzidos à escala mundial 24 mil milhões de pares de calçado. A Ásia assegura, por esta altura, 88% da produção mundial de calçado. Para o Presidente da APICCAPS “existe espaço para um pequeno player como Portugal na cena competitiva internacional”. O setor exporta já, de resto, mais de 95% da sua produção para 173 países, nos cinco continentes.
Recentemente, foi apresentado o Plano Estratégico do Cluster do Calçado para a próxima década. No documento, é definido como grande objetivo “ser a referência internacional da indústria de calçado e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
No novo Plano Estratégico são definidas quatro prioridades (Qualificação de Pessoas e Empresas; Produtos e Processos Sustentáveis; Flexibilidade e Resposta Rápida; Presença Ativa nos Mercados), 24 medidas e 113 ações concretas para reposicionar o Cluster de Calçado na cena competitiva internacional.
Enquadrado no Plano Estratégico e ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Por esse motivo, APICCAPS e Centro Tenológico do Calçado têm, em curso, no âmbito o PRR, o projeto BioShoes4All que pretende garantir uma base produtiva nacional resiliente para o posicionamento no mercado internacional no qual a inovação, a diferenciação, a resposta rápida e eficaz, o serviço, a qualidade dos produtos, a capacitação e a promoção serão argumentos competitivos decisivos.
No primeiro painel da conferência “Explorar Novos Caminhos na Indústria de Calçado”, Maria José Ferreira, do Centro Tecnológico do Calçado, apresentará os primeiros resultados do projeto Bioshoes4all.
“Nova Geração de produtos” será o painel seguinte, moderado por Pedro Araújo, do Jornal de Notícias, com intervenções de Filipa Couto (Trofal), Joana Meireles (Atlanta), Luísa Silva (Savana) e Luísa Sousa (Monteiro Ribas).
Joana Jorge, Irina Chitas e António Custódio, da ModaLisboa, abordarão as “Boas Práticas de Comunicação de Sustentabilidade”. Segue-se o painel Geração 5.0 com Alexandre Pimenta (Solpré), Joana Esteves (Josefinas) e Pedro Abrantes (As Portuguesas), numa conversa moderada pela Assessora de Imprensa da APICCAPS, Cláudia Pinto.
A finalizar, será apresentada a nova campanha de promoção do calçado português para 2024.
A inscrições deverão ser finalizadas neste link
https://www.eventbrite.pt/e/registo-conferencia-novos-caminhos-na-industria-do-calcado-771647286807
Todos os anos são produzidos à escala mundial 24 mil milhões de pares de calçado. A Ásia assegura, por esta altura, 88% da produção mundial de calçado. Para o Presidente da APICCAPS “existe espaço para um pequeno player como Portugal na cena competitiva internacional”. O setor exporta já, de resto, mais de 95% da sua produção para 173 países, nos cinco continentes.
Recentemente, foi apresentado o Plano Estratégico do Cluster do Calçado para a próxima década. No documento, é definido como grande objetivo “ser a referência internacional da indústria de calçado e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
No novo Plano Estratégico são definidas quatro prioridades (Qualificação de Pessoas e Empresas; Produtos e Processos Sustentáveis; Flexibilidade e Resposta Rápida; Presença Ativa nos Mercados), 24 medidas e 113 ações concretas para reposicionar o Cluster de Calçado na cena competitiva internacional.
Enquadrado no Plano Estratégico e ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Por esse motivo, APICCAPS e Centro Tenológico do Calçado têm, em curso, no âmbito o PRR, o projeto BioShoes4All que pretende garantir uma base produtiva nacional resiliente para o posicionamento no mercado internacional no qual a inovação, a diferenciação, a resposta rápida e eficaz, o serviço, a qualidade dos produtos, a capacitação e a promoção serão argumentos competitivos decisivos.
No primeiro painel da conferência “Explorar Novos Caminhos na Indústria de Calçado”, Maria José Ferreira, do Centro Tecnológico do Calçado, apresentará os primeiros resultados do projeto Bioshoes4all.
“Nova Geração de produtos” será o painel seguinte, moderado por Pedro Araújo, do Jornal de Notícias, com intervenções de Filipa Couto (Trofal), Joana Meireles (Atlanta), Luísa Silva (Savana) e Luísa Sousa (Monteiro Ribas).
Joana Jorge, Irina Chitas e António Custódio, da ModaLisboa, abordarão as “Boas Práticas de Comunicação de Sustentabilidade”. Segue-se o painel Geração 5.0 com Alexandre Pimenta (Solpré), Joana Esteves (Josefinas) e Pedro Abrantes (As Portuguesas), numa conversa moderada pela Assessora de Imprensa da APICCAPS, Cláudia Pinto.
A finalizar, será apresentada a nova campanha de promoção do calçado português para 2024.
A inscrições deverão ser finalizadas neste link
https://www.eventbrite.pt/e/registo-conferencia-novos-caminhos-na-industria-do-calcado-771647286807