APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Apoio à exportação arranca com garantias de 750 milhões

Apoio à exportação arranca com garantias de 750 milhões

9 Jun, 2020

Seguradoras e Governo fecharam acordo


Seguradoras e Governo fecharam ontem à noite um acordo que vai ajudar vendas ao exterior para países da OCDE com uma linha de seguros de crédito coberta por garantia estatal.

Esta será “uma bóia de salvação” para as empresas exportadoras que estavam com dificuldades em manter as vendas ao exterior, devido ao corte nos seguros de crédito. O Ministério das Finanças tem sido fortemente criticado pelos empresários portugueses devido à demora num entendimento com as seguradores. A espera chegou ao fim. O governo e as seguradoras  reduziram a cobertura às empresas para não se exporem aos riscos de uma economia que travou bruscamente. A solução passa por garantias no valor de 750 milhões de euros para exportação para os países da OCDE, o que dará maior respaldo às exportadoras portuguesas.

A solução foi anunciada pelo secretário de Estado Adjunto e das Finanças, que tutela os seguros de crédito. De acordo com Ricardo Mourinho Félix, “significa isto que, se a seguradora assumir 45% do risco, o Estado assumirá a mesma percentagem”, explica o governante, esclarecendo que o exportador também entra nesta partilha, assumindo no mínimo 10% do risco em cada operação.

O acordo assinado ontem abrange todas as exportações entre 1 de junho e 31 de dezembro de 2020. O valor da garantia está indexado ao risco assumido pela seguradora e o limite por operação varia em função do risco do importador. Para empresas com rating A, o limite máximo são dois milhões de euros por exportação; com rating B, esse limite baixa para um milhão; e com rating C há uma descida substancial para 300 mil euros por operação. Não há diferenciação por setores, de acordo com o Público.

Protocolo foi assinado ontem, pelas 21h00. A APICCAPS aguarda mais informações.

Partilhar:

Últimas Notícias