APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Aprovado Orçamento Suplementar

Aprovado Orçamento Suplementar

6 Jul, 2020


A Assembleia da República aprovou - em votação final global - a proposta de Orçamento Suplementar do Governo, que se destina a responder às consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia da covid-19.
A proposta foi aprovada apenas com os votos favoráveis do PS. PSD, BE e PAN abstiveram-se. PCP, CDS-PP, PEV, Iniciativa Liberal e Chega votaram contra.
A proposta aprovada prevê uma queda do produto de 6,9% e necessidades de financiamento extra na ordem dos 13 mil milhões de euros.
"O Orçamento Suplementar, o primeiro que apresento desde que sou primeiro-ministro, é a exceção que confirma a regra. Obviamente, gostaria que o Orçamento Suplementar fosse aprovado por unanimidade, mas isso é raro acontecer", alegou António Costa.
Na perspetiva do primeiro ministro, este "é um Orçamento muito equilibrado e, por isso, foi aprovado com tranquilidade na Assembleia da República".
À saída da Assembleia, o chefe de Governo garantiu que “não haverá austeridade” e que será reforçado o Estado Social, nomeadamente no que diz respeito às famílias. “Procuramos também reforçar a liquidez e a capitalização das empresas para que possam resistir melhor a esta crise. Há ainda um aumento do investimento no Serviço Nacional de Saúde, na escola pública e na Segurança Social”.
"E também para o essencial programa de recuperação económica, esperando que possa ter o mais amplo consenso possível na sociedade portuguesa, designadamente com os parceiros sociais e na Assembleia da República. Hoje foi dado um passo importante para a estabilização económica e social e agora há que prosseguir esta trajetória", acrescentou António Costa.


The latest ones