APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

As feiras internacionais permitem colocar as empresas em contacto com potenciais clientes

As feiras internacionais permitem colocar as empresas em contacto com potenciais clientes

20 Mar, 2023

Entrevista a Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia


Foi recentemente nomeado Secretário de Estado da Economia. Em fevereiro, visitou a comitiva portuguesa na MICAM e na Lineapelle.

O novo Quadro comunitário de Apoio, a importância das feiras internacionais e o crescimento da economia foram alguns dos temas conversados com Pedro Cilínio, numa entrevista exclusiva ao Jornal da APICCAPS.

Visitou pela primeira vez a MICAM e a Lineapelle. Com que sentimento é que fica desta comitiva nacional aqui presente?
A impressão que levo daqui é a confirmação dos fatores que tornam a nossa indústria diferenciada a nível internacional. A qualidade dos produtos, dos acabamentos, a inclusão da sustentabilidade como fator de diferenciação das nossas empresas, das nossas marcas, são os principais fatores que levo desta feira.

No seu entendimento, qual é que a importância das feiras internacionais nos setores exportadores, neste caso específico, para o calçado?
As feiras internacionais permitem colocar as empresas em contacto com potenciais clientes e, também, reforçar a ligação com os clientes que já têm. Elas devem ser vistas como um canal, sem que as empresas descurem todos os outros que agora existem, nomeadamente, a utilização dos canais digitais - que permitem que as empresas possam estar próximas dos clientes além do período das feiras.
No entanto, a retoma do contacto pessoal é um fator muito importante e um aspeto importante que levo, daqui, desta feira: é o sentimento de que estamos a entrar numa normalidade nos negócios, partindo do sentimento que as empresas têm dos contactos que estão a ter com clientes, quer com aqueles que têm, quer com novos clientes que aparecem à procura de produtos.

O que podemos esperar do próximo Quadro Comunitário de Apoio?
Nós temos um quadro comunitário de apoio que vai continuar a apostar nos fatores que têm vindo a tornar as nossas empresas diferenciadas a nível internacional: aspetos como inovação, agora muito focada na questão da sustentabilidade, da automatização, são extremamente importantes. Aliás, são fatores que o próprio setor do calçado tem identificado como fatores de aposta para o desenvolvimento no futuro, e serão, cada vez mais, fatores de afirmação das empresas portuguesas nos mercados internacionais e nas cadeias de valor. E, por essa razão, os apoios irão estar também alinhados e serão, também, disponibilizados para que as empresas continuem a fazer esse esforço de investimento.


"As feiras internacionais permitem colocar as empresas em contacto
com potenciais clientes e, também, reforçar a ligação com os clientes que já têm"

As exportações atualmente significam mais de 50% do PIB nacional, mas ainda estão num registo, podemos dizer, ligeiramente baixo, para um país que tem as características de Portugal. De que forma é que será possível, num futuro próximo, alavancar a capacidade exportadora de Portugal?
Nós temos, claramente, que aumentar as exportações, acrescentando valor aos nossos produtos, até porque o acréscimo de exportações tem de estar associado a todos os outros fatores que podem tornar a nossa economia mais robusta e mais recompensadora, também, para os nossos cidadãos, como o aumento dos salários, o aumento do valor retido dentro de Portugal, a capacidade de retenção do talento humano que precisamos ter. Obviamente, se estivermos em mercados cada vez mais evoluídos, com produtos cada vez mais inovadores e com maior valor acrescentado, estamos, também dessa forma, a aumentar o valor retido das exportações e a potenciar o aumento das exportações. É pelo acréscimo de valor que devemos continuar, também, a fazer essa aposta para, obviamente, continuarmos para além dos 50% - é uma marca importante, mas não é o nosso ponto de chegada, certamente.


Partilhar:

Últimas Notícias