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Atlanta avança com nova linha de bioborrachas

Atlanta avança com nova linha de bioborrachas

2 Abr, 2024

Atlanta está a avançar com o investimento numa nova geração de Bioborracha


Especialista no desenvolvimento de solas para a indústria de calçado, e com uma capacidade de produção 20 mil pares por dia, a Atlanta está a avançar com o investimento numa nova geração de Bioborracha.

Considerando que “o Bioshoes4all é um projeto no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência) assente na Bioeconomia sustentável e circular, estamos a desenvolver o que chamamos de Biomateriais, em especial uma linha de Bioborrachas na qual realçamos a nossa Bioborracha Vegetal (de origem vegetal), e Bioborrachas com Fibras Naturais e com Resíduos industriais (no âmbito da circularidade)”, revelou Joana Meireles

Ainda de acordo com a Administradora da Atlanta – Componentes para Calçado “estão a ser desenvolvidos biopolímeros, nomeadamente um BioTPU, compostos com adição de fibras naturais e pigmentos naturais, desenvolvemos o nosso TR Reciclado com algas”.  Já disponíveis no mercado estão “compostos de EVA com reciclados desenvolvidos neste Projeto”.

Para Joana Meireles as principais mais -valias destas novas soluções “relacionam-se com a sustentabilidade ambiental, na medida em que todas as soluções em curso têm como objetivo primordial serem produtos mais sustentáveis ambientalmente do que soluções equivalentes existentes no mercado. Serão produtos que permitirão aumentar a circularidade, ou que terão um menor consumo energético ou que levarão à substituição de materiais de origem fóssil por outros de origem vegetal e, consequentemente, uma menor pegada carbónica. Temos que extrair mais valor de menos recursos e regenerar o mais possível os materiais”.      
 
“O ganho mais significativo é, sem dúvida, ambiental”, sublinha a Administradora da Atlanta. “Todos temos a obrigação de implementar todos os esforços e medidas com vista a não comprometer o bem-estar das próximas gerações”.  “Mais do que um imperativo moral trata-se de uma vantagem estratégica e competitiva para as organizações”.  Os resultados deste projeto Bioshoes4 “permitir-nos-ão levar a cabo a nossa estratégia de sermos sustentáveis, mas também assegurar um posicionamento positivo enquanto marca e empresa e nos apresentarmos com diferenciação no mercado”, indo desse modo “ao encontro das preferências dos consumidores do futuro”, que priorizarão “as questões ambientais nas suas opções de consumo e permitir-nos-á, também, economias de custos”.
 
A Atlanta exporta, direta e indiretamente, mais de 90% da sua produção, pelo que “estas soluções serão apresentadas tanto a clientes atuais como novos”, procurando e “um segmento médio-alto e de luxo, com uma forte sensibilidade e reconhecimento pelos valores ambientais”. Ainda assim, importa realçar que, “de futuro esta será uma preocupação global, e que não se circunscreverá a nichos de consumidores”.

“A Sustentabilidade ambiental uma oportunidade que nos incumbe a procurarmos e desenvolvermos novos produtos e materiais, novos processos, novas formas de fazermos mais com menos recursos, sermos mais eficientes na gestão dos recursos”, concluiu Joana Meireles.
 


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