APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Atlanta reúne parceiros em ação de demonstração

Atlanta reúne parceiros em ação de demonstração

17 Jan, 2022

Entrevista com Paulo Ribeiro, responsável da Atlanta


No passado dia 16 de dezembro, a Atlanta – Componentes para Calçado, com o CTCP, abriu as portas aos parceiros da indústria de calçado para uma ação de demonstração de resultados.

Este evento aconteceu no âmbito do projeto FAMEST e GreenShoes4All, onde foram desenvolvidas novas matérias-primas mais ecológicas, sustentáveis através da reciclagem e aproveitamento de resíduos

A sustentabilidade é um compromisso que a Atlanta assumiu há já alguns anos e que está patente ao longo do ciclo de vida dos seus produtos, desde o tratamento dos desperdícios e resíduos das solas, à preferência por produtos reciclados e de baixo impacto ambiental. Adota as melhores técnicas de fabrico, definindo atividades para diminuir a sua pegada ecológica.
 
Esta ação de demonstração permitiu, ainda, aos participantes, verem o processo de reciclagem de Termoplásticos, o Processo de reciclagem de Borracha (SBR) e Apresentação de solas de Origem Vegetal, solas com introdução de Reciclados  (como cortiça, cana-de-açúcar, borras de café, casca de arroz) e solas com materiais biodegradáveis e biopolímeros, logo com menor Pegada Ambiental.

Empresa caminha rumo à neutralidade carbónica
E como o caminho rumo à neutralidade carbónica não pode parar, António Meireles, responsável pela empresa anunciou a aquisição de mais um terreno com vista à instalação de paneis fotovoltaicos. O objetivo é caminhar rumo à neutralidade carbónica, ou seja produzir mais energia do que a que é consumida pela empresa.


Entrevista a Paulo Ribeiro, responsável pela Atlanta

“A sustentabilidade para a Atlanta não é só uma gama de produtos mas é intrínseca, é uma forma de estar no negócio e tentamos ser mais sustentáveis sempre”.



Falamos com Paulo Ribeiro, responsável da Atlanta, para conhecer, em pormenor, os planos para o futuro da empresa.

A sustentabilidade não é um assunto novo na Atlanta. É possível ter uma ideia da quantidade de solas produzidas com incorporação de material reciclado?
A Atlanta desde muito cedo que atribui uma enorme importância à sustentabilidade, nos seus diversos quadrantes como a sustentabilidade social, económica e ambiental/ energética.

Ora, focando-nos um bocadinho mais na sustentabilidade ambiental: é um compromisso que assumimos já há alguns anos e que está patente ao longo do ciclo de vida dos nossos produtos/ das nossas solas, desde a preferência por produtos reciclados e de baixo impacto ambiental, especialmente matérias-primas, até ao esforço com a eficiência energética em toda a fábrica. Adotamos as melhores técnicas de fabrico, definindo atividades para reduzir as emissões de CO2, poeiras, compostos orgânicos voláteis e resíduos.

Procedemos à reciclagem total dos resíduos das nossa solas, nomeadamente de TR, TPU e Borracha para que os possamos reintroduzir no ciclo produtivo como matéria-prima, transformando-os em produtos de valor acrescentado. E falamos aqui não de moagem de resíduos e reintrodução no processo produtivo, mas de reciclagem, propriamente dita, no sentido dos resíduos serem sujeitos a processos físicos e mecânicos, com vista a obter um material com excelentes propriedades físico-mecânicas e de qualidade.

Atualmente, cerca de 35% das nossas solas têm incorporação (total ou parcial) de material reciclado. A sustentabilidade para a Atlanta não é só uma gama de produtos mas é intrínseca, é uma forma de estar no negócio e tentamos ser mais sustentáveis sempre.

Note-se que um dos nossos objetivos é a diminuição (na medida do possível) dos resíduos por via da engenharia de produto e otimização da produção e, nesta medida, só aumentar os resíduos por via do aumento da produção, proporcionalmente. Ou seja, o objetivo não é reciclar mais (porque já o fazemos a 100%), mas reduzir o desperdício. Refira-se que também há soluções várias de produtos sustentáveis (não só reciclados) no mercado às quais também recorremos, sempre que possível.
 
O futuro passará por este tipo de produtos? Quais são as preocupações dos clientes?
Sem dúvida que o futuro passará por produtos cada vez mais sustentáveis em todas as suas vertentes. E os produtos são mais sustentáveis não só quando são feitos com matérias-primas sustentáveis, mas também quando são feitos por processos mais sustentáveis, com menos recursos e/ou mais eficientes, menos energia e energia mais “limpa”, etc.

Futuramente, continuaremos a procurar desenvolver novos produtos mais sustentáveis ambientalmente, quer seja através do desenvolvimento de novas matérias-primas, quer seja através do desenvolvimento de processos mais eficientes ambientalmente.
Há uma, cada vez maior, preferência global por produtos mais sustentáveis e claro que os nossos clientes não estão alheios a isto.  
 
Que novos produtos têm vindo a desenvolver?
A Atlanta tem continuamente em curso projetos, internos e externos, de investigação e desenvolvimento de produtos ou processos.

Atualmente temos em curso vários Projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da sustentabilidade, nomeadamente o Famest e o GreenShoe4All, desenvolvidos conjuntamente com o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado) e entidades do Sistema Científico Nacional como a Universidade do Minho e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), entre outras. Estes projetos visam a obtenção de novas matérias-primas mais ecológicas, sustentáveis através da reciclagem e aproveitamento de resíduos.

Salientamos o desenvolvimento de uma matéria-prima – SBR (Borracha) de Origem Vegetal, cerca de 84% vegetal. Esta matéria-prima está já validada para venda e encontra-se atualmente em fase de certificação laboratorial.
Nesta área da sustentabilidade temos vindo a produzir solas com materiais reciclados internamente, total ou parcialmente, TR, TPU e Borrachas Recicladas, como falamos, solas com introdução de resíduos da nossa indústria e de outras, solas com materiais de base biológica.
 
Anunciaram recentemente a aquisição de um novo espaço para a instalação de paneis fotovoltaicos. Como surgiu este projeto? Quais são as metas?
Temos como objetivo ser uma empresa Carbono Zero, o que implica produzir mais energia do que a que consumimos. Para o efeito, instalamos já uma Unidade de produção para autoconsumo, de energia solar renovável em solo de 500KW com otimização de produção máxima, cerca de três vezes mais no inverno e 24% no verão face à mesma instalação em cobertura. Estamos a falar de uma redução de mais de 360 toneladas de CO2/ano, ou seja, falamos da captação de CO2 equivalente a 2.238 árvores/ ano.
Futuramente, prevemos o aumento da capacidade de produção de energia instalada para 1500KW, temos já as infraestruturas para o efeito, e a instalação de unidades para o armazenamento da energia excedente, assim que viável. Será mais um contributo para uma maior sustentabilidade e a diminuição da nossa pegada ecológica.






Partilhar:

Últimas Notícias