Está a 10.000 km de Portugal, mas esse facto não é um obstáctulo. O Japão está, definitivamente, de regresso ao horizonte das empresas portuguesas. A aposta em novos mercados, em especial fora do espectro europeu, é uma das grandes prioridades da indústria portuguesa de calçado para os próximos anos. Fruto dessa estratégia, , 15 empresas portuguesas iniciarão este ano, uma nova abordagem ao mercado nipónico, com a participação na “Fashion World Tokyo”. Tratou-se da maior investida do calçado português ao mercado asiático nos últimos vinte anos.
A feira de moda do Japão realiza-se duas vezes por ano e acolhe sensivelmente 850 expositores de todo o mundo – entre vestuário, calçado e acessórios de moda - e mais de 28 000 visitantes profissionais. Para a APICCAPS, o mercado japonês funciona como «rampa de lançamento» para vários outros mercados asiáticos emergentes.
Segundo Luís Onofre “o setor de calçado cresce há oito anos consecutivos nos mercados externos. O trabalho nesta área está a produzir efeito, mas temos de ambicionar mais”. No domínio da internacionalização, “os EUA serão a primeira das prioridades”. Trata-se “do maior importador de calçado do mundo, o país de todas as oportunidades e deve merecer todo o nosso esforço e atenção”. Em simultâneo, “a APICCAPS irá igualmente abordar um conjunto de países em que os acordos de comércio livre celebrados pela União Europeia criaram um grande potencial como Coreia do Sul, Singapura, Chile, Colômbia ou mais recentemente o Canadá”. Nessa perspetiva, “a aposta em países como o Japão ou China é fundamental para que o calçado português seja cada vez mais uma grande referência internacional”.
Também na Europa, o setor de calçado irá redobrar esforços. “Temos de consolidar a presença do calçado português nos principais mercados europeus. São os nossos mercados naturais. Na Europa, a capacidade de resposta rápida das nossas empresas deverá fazer a diferença” sublinhou o Presidente da APICCAPS.
Exportações para Ásia triplicam
Nos últimos cinco anos as exportações portuguesas de calçado para o continente asiático triplicaram e ascenderam, no final de 2016, a 49 milhões de euros (15 milhões de euros em 2010).
Para o Japão, em particular, há a assinalar um acréscimo superior a 70%, passando de 7,5 para 13 milhões de euros no final do último ano.
Números que atentam o potencial do mercado, mas que poderão, agora, ser reforçados. De acordo com o World Footwear Yearbook, o Japão, com 127 milhões de habitantes, é um dos mercados mais promissores no plano internacional. Em termos de consumo, é mesmo o 5º principal à escala mundial, com um consumo aparente de 607 milhões de pares por ano. Anualmente, o Japão importa mais de 608 milhões de pares de calçado.